Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3405
Autor(es): Bottega, Laura Mocellin
Título: Organização da personalidade borderline e o manejo técnico na psicoterapia psicodinâmica: uma revisão narrativa da literatura
Palavras-chave: Organização de personalidade borderline;Psicoterapia psicodinâmica;Psicanálise
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: BOTTEGA, L. M. Organização da personalidade borderline e o manejo técnico na psicoterapia psicodinâmica: uma revisão narrativa da literatura. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3405. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: Este estudo consiste em uma revisão narrativa da literatura psicanalítica sobre a organização de personalidade borderline e o manejo técnico em psicoterapia psicodinâmica. Como procedimento, foi adotado um delineamento qualitativo. Para análise de dados, foram buscados materiais como artigos, livros, teses e dissertações, com base no referencial científico e psicanalítico. Os resultados descrevem a organização borderline da personalidade como uma estruturação complexa, não apenas marcada por estados transicionais, agudos ou crônicos, entre as neuroses e as psicoses, mas uma forma específica e notável de estruturação egóica, associada ao narcisismo. Os principais sintomas relacionados à personalidade borderline são: instabilidade, impulsividade e reatividade. Quanto à técnica, elementos permanentes no manejo dos pacientes borderline incluem a disponibilidade para responder às frequentes situações de crise que costumam ocorrer, monitorar os comportamentos de risco e a segurança do paciente. Evidencia-se também a importância de um bom manejo da transferência e da contratransferência, levando em conta a intensidade e a importância da relação transferencial nesse caso. Dada a intensidade das emoções contratransferenciais e por se tratar de pacientes de difícil manejo, profissionais que decidam atender um paciente borderline devem ter um treinamento adequado, com supervisões e, além disso, estando em um tratamento psicoterápico psicodinâmico pessoal. O estudo objetivou abrir caminhos para novas pesquisas, proporcionando ao meio acadêmico contribuições sobre uma temática que ainda apresenta uma rede limitada de estudos atuais, com finalidade de confirmar as características de uma organização que comporta imprecisões e quais técnicas específicas proporcionam o melhor cenário clínico para esses sujeitos.
Orientador(es): Feijó, Luan Paris
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laura Mocellin Bottega.pdfOpen Access166,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.