Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3415
Autor(es): Pontin, Fabrício
Maia, Tatiana Vargas
Barbosa, Camila Palhares
Título: The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception.
Palavras-chave: Tempo;Memória;Representação;Percepção;Ética
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: PONTIN, F.; MAIA, T. V. ; BARBOSA, C. P. The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception. Educação e Filosofia, [S.l], v. 34, n. 70, p. 451-483, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50382. Acesso em: 03 abr. 2023
Resumo: O propósito desse ensaio é instigar a ideia de memória em MerleauPonty, sugerindo uma possível interpretação de tempo e memória dentro da análise genética-fenomenológica de Merleau-Ponty. Em última medida, nossa hipótese é que o entendimento de Merleau-Ponty sobre o problema da representação e da percepção - particularmente o problema da retenção - coloca um fundamento ético para a percepção. Nós iremos sugerir que a abordagem fenomenológica para a memória pode nos dar um diferente modo de análise da moral enquanto construída no presente-vivido. Nosso objetivo é então apontar para uma dimensão moral para o processo de apresentação-representação que acontece na consciência e estabelecê-lo como um caminho para nossa representação consciente, entendendo que nosso modo de compreensão tem tanto uma dimensão intencionalmente ativa quanto passiva que é frequentemente pouco desenvolvida em estudos sobre nossos estabelecimento de convicções morais e políticas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Relações Internacionais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fpontin.pdfOpen Access617 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.