Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3497
Autor(es): Silva, Márcia Regina da
Título: O Curso Normal em nível médio na rede pública e a sua contribuição para a profissionalização docente
Palavras-chave: Curso Normal;Profissionalização docente;Saber da experiência
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, M. R. O Curso Normal em nível médio na rede pública e a sua contribuição para a profissionalização docente. 166 f. 2022. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3497. Acesso em: 03 maio 2023.
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, linha de pesquisa Formação de professores, teorias e práticas educativas, buscou analisar a contribuição do curso Normal de um instituto de educação estadual da região metropolitana de Porto Alegre - RS, para a profissionalização docente, na concepção de sujeitos envolvidos, com vistas à proposição de elementos fundamentais a um curso de formação inicial de professores que valoriza o saber da experiência para uma cultura de profissionalização. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como o curso Normal contribui no contexto do Ensino Médio na Rede Pública, para a profissionalização docente, na concepção de sujeitos envolvidos, e que elementos são indispensáveis para um curso de formação inicial que valoriza o saber da experiência para uma cultura de profissionalização? A relevância da investigação residiu nas reflexões atinentes à formação de professores, à profissionalização docente e à valorização do saber da experiência. Este estudo foi de natureza qualitativa e de caráter descritivo, a partir de estudo de caso, tendo como locus de pesquisa um instituto de educação estadual localizado na região metropolitana de Porto Alegre - RS. Os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo, com os registros da interação da pesquisadora com o referido instituto, grupos focais com alguns professores que atuam no curso Normal, bem como documentos institucionais relativos ao referido curso - o regimento, o projeto pedagógico do curso, além do projeto Memória, desenvolvido no instituto em 2018. Através das proposições investigativas apresentadas, que circunscrevem o curso Normal que permanece efetivo no campo de pesquisa pretendido, foram estabelecidas interpretações relativas à temática na perspectiva da análise hermenêutica, em busca da comprovação da tese aqui apresentada: Entre os elementos fundamentais a um curso público de formação inicial de professores, em nível de Ensino Médio, está o saber da experiência, o qual contribui para uma cultura de profissionalização docente e se desenvolve a partir da aliança entre os campos empírico e teórico. A tese se comprovou, à medida que a práxis (campo empírico) está presente no fazer docente (didático), seja no cumprimento do currículo, na interação colaborativa com os colegas, seja na formação crítica. A aliança entre o campo empírico e o teórico se dá na possibilidade do conhecimento compartilhado, do crescimento conjunto e do amadurecimento profissional, o qual ajuda a forjar a formação crítica, que está pautada na busca constante de crescimento e da própria profissionalização.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Coorientador(es): Souza, José Edimar de
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Márcia Versão final 15.03.2023.pdfOpen Access2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.