Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3500
Autor(es): Gut, Marlete Teresinha
Título: Educação e tecnologias digitais: desafios da BNCC para a prática pedagógica no Ensino Médio de Colégio La Salle Medianeira
Palavras-chave: Tecnologias digitais;BNCC;Práticas pedagógicas;Novo Ensino Médio
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: GUT, M. T. Educação e tecnologias digitais: desafios da BNCC para a prática pedagógica no Ensino Médio de Colégio La Salle Medianeira. 2022. 172 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3500. Acesso em: 03 maio 2023.
Resumo: A presente pesquisa, que tem como tema as “Tecnologias Digitais e os desafios da BNCC para as práticas pedagógicas no Ensino Médio”, está vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Na contemporaneidade, diversas práticas sociais e cotidianas são permeadas de e por Tecnologias Digitais (TDs), dinâmica intensificada ao longo do distanciamento físico imposto na pandemia da COVID-19. Em perspectiva similar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2018, postula a inserção das TDs nas práticas pedagógicas e o desenvolvimento de habilidades e competências congruentes com as exigências da Cultura Digital. Cenário que atribui relevância à pesquisa em tela, que tem como objetivo geral compreender como os professores da 1a série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira estruturam suas práticas pedagógicas diante das premissas da BNCC no que se refere à utilização das TDs. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. Para estruturar e validar a pesquisa, utilizamos o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa são os professores da 1a série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira de Cerro Largo, RS. Os dados coletados foram triangulados, sistematizados, analisados e interpretados a partir da Técnica de Análise de Conteúdos. Da análise e da interpretação dos dados, emergem três categorias: (1) Práticas Pedagógicas no Contexto da Cultura Digital: desafios e possibilidades; (2) Comunidades de Aprendizagem: ressignificação de concepções, cinesias e práticas; e (3) Experiências significativas de aprendizagem em meio ao cenário pandêmico. Ademais, constatamos que as TDs estão presentes na estruturação das práticas pedagógicas dos docentes da 1a série do Novo Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira. Além disso, os professores reconhecem a importância dos artefatos digitais na dinâmica escolar, no exercício da docência e na concretização de práticas pedagógicas ativas, significativas e contextualizadas.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Coorientador(es): Pontin, Fabrício
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLETE DISSERTAÇÃO _ EDUCAÇÃO E TDs_ DESAFIOS DA BNCC P_ A PRÁTICA PEDAGÓGICA.pdfOpen Access9,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.