Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3542
Autor(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Souza, Francisco Eric Vale de
Título: Lazer no Instituto São José em tempos de celebrações religiosas (Canoas, 1908-1920)
Palavras-chave: Escolas lassalistas;Instituto São José;Lazer;Sensibilidades;Sociabilidades
Data do documento: 2023
Editor: Editora Unilasalle
Citação: GRAEBIN, C. M. G.; SOUZA, FRANCISCO, E.V. Lazer no Instituto São José em tempos de celebrações religiosas (Canoas, 1908-1920). CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, Canoas, v. 15, n. 36, p. 101-120, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/10427. Acesso em: 01 set. 2023.
Resumo: Este estudo tem como tema, atividades de lazer realizadas por alunos do Instituto São José, fundado em Canoas, RS, em celebrações religiosas entre 1908-1920. Os problemas que orientaram a pesquisa foram: Qual a concepção que os Irmãos possuíam sobre lazer? Por que oferecer atividades em meio às festas religiosas? Qual o tipo de lazer apresentado aos internos do Instituto São José? Partimos da premissa de que uma escola, se dá a ver tanto interna como externamente e, neste caso, por meio de festividades, mostra um grupo social em seu ambiente, afirmando-se como instituição escolar de qualidade, portanto, buscando o reconhecimento da sua eficácia e excelência. Ao problematizar a relação lazer-escola, demonstramos que os Irmãos, para além de distender as tensões às quais os internos estavam submetidos, também ofereciam, naqueles momentos, possibilidades de formação, para além da matriz curricular. O lazer vivenciado pelos meninos, passou dos jogos diversos ao futebol, acrescentando diferentes modos de educar a sensibilidade, a partir do teatro, da música e de vivências compartilhadas também em brincadeiras e jogos coletivos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (História)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access971,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.