Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3542
Authors: | Graebin, Cleusa Maria Gomes Souza, Francisco Eric Vale de |
Title: | Lazer no Instituto São José em tempos de celebrações religiosas (Canoas, 1908-1920) |
Keywords: | Escolas lassalistas;Instituto São José;Lazer;Sensibilidades;Sociabilidades |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Editora Unilasalle |
Citation: | GRAEBIN, C. M. G.; SOUZA, FRANCISCO, E.V. Lazer no Instituto São José em tempos de celebrações religiosas (Canoas, 1908-1920). CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, Canoas, v. 15, n. 36, p. 101-120, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/10427. Acesso em: 01 set. 2023. |
Abstract: | Este estudo tem como tema, atividades de lazer realizadas por alunos do Instituto São José, fundado em Canoas, RS, em celebrações religiosas entre 1908-1920. Os problemas que orientaram a pesquisa foram: Qual a concepção que os Irmãos possuíam sobre lazer? Por que oferecer atividades em meio às festas religiosas? Qual o tipo de lazer apresentado aos internos do Instituto São José? Partimos da premissa de que uma escola, se dá a ver tanto interna como externamente e, neste caso, por meio de festividades, mostra um grupo social em seu ambiente, afirmando-se como instituição escolar de qualidade, portanto, buscando o reconhecimento da sua eficácia e excelência. Ao problematizar a relação lazer-escola, demonstramos que os Irmãos, para além de distender as tensões às quais os internos estavam submetidos, também ofereciam, naqueles momentos, possibilidades de formação, para além da matriz curricular. O lazer vivenciado pelos meninos, passou dos jogos diversos ao futebol, acrescentando diferentes modos de educar a sensibilidade, a partir do teatro, da música e de vivências compartilhadas também em brincadeiras e jogos coletivos. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (História) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cmggraebin.pdf | Open Access | 971,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.