Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorFortuna, Volnei-
dc.date.accessioned2023-09-01T17:43:07Z-
dc.date.available2023-09-01T17:43:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFORTUNA, V. ; JUNG, H. S. As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. Revista Desafíos del Desarrollo, [S.l], v. 3, p. 21-24, 2023. Disponível em: https://desafiosdeldesarrollo.uno.edu.ar/wp-content/uploads/2023/07/Revista-N%C2%B03.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3550-
dc.description.abstractO artigo tem como proposta tematizar as metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. A questão problematizadora que permeia e inquieta a reflexão referente ao campo educativo atual consiste: como as metodologias ativas de aprendizagem podem potencializar o desenvolvimento dos processos reflexivos e criativos na perspetiva dos professores que atuam em escola privada? Tem-se como objetivo analisar a percepção dos professores de uma escola privada localizada num município gaúcho no que tange às metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Para que a efetividade do objetivo ocorra, optou-se pela realização de um estudo de caso de forma qualitativa na instituição de ensino. Para tanto, estar-se-á analisando e refletindo a partir dos dados elencados pelos professores na pesquisa. O estudo deixa-nos explicita a importância das metodologias ativas na qualificação do ato pedagógico, apresentando ferramentas de inovação, empreendedorismo, personalização, cultura maker e design think, sendo os professores os mediadores na dinâmica de ensino e aprendizagem. O agir pedagógico inovador é uma forma elevada de práxis pedagógica que conduz à superação do quefazer pedagógico, repensando assim a estrutura organizacional do espaço educativo e das atuais formas de educar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Nacional do Oestept_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEducação inovadorapt_BR
dc.titleAs metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access677,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.