Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3550
Authors: Jung, Hildegard Susana
Fortuna, Volnei
Title: As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes
Keywords: Metodologia ativa;Práxis pedagógica;Criatividade;Educação inovadora
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Nacional do Oeste
Citation: FORTUNA, V. ; JUNG, H. S. As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. Revista Desafíos del Desarrollo, [S.l], v. 3, p. 21-24, 2023. Disponível em: https://desafiosdeldesarrollo.uno.edu.ar/wp-content/uploads/2023/07/Revista-N%C2%B03.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.
Abstract: O artigo tem como proposta tematizar as metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. A questão problematizadora que permeia e inquieta a reflexão referente ao campo educativo atual consiste: como as metodologias ativas de aprendizagem podem potencializar o desenvolvimento dos processos reflexivos e criativos na perspetiva dos professores que atuam em escola privada? Tem-se como objetivo analisar a percepção dos professores de uma escola privada localizada num município gaúcho no que tange às metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Para que a efetividade do objetivo ocorra, optou-se pela realização de um estudo de caso de forma qualitativa na instituição de ensino. Para tanto, estar-se-á analisando e refletindo a partir dos dados elencados pelos professores na pesquisa. O estudo deixa-nos explicita a importância das metodologias ativas na qualificação do ato pedagógico, apresentando ferramentas de inovação, empreendedorismo, personalização, cultura maker e design think, sendo os professores os mediadores na dinâmica de ensino e aprendizagem. O agir pedagógico inovador é uma forma elevada de práxis pedagógica que conduz à superação do quefazer pedagógico, repensando assim a estrutura organizacional do espaço educativo e das atuais formas de educar.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access677,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.