Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3573
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Roger de Abreu | - |
dc.contributor.author | Felicett, Vera Lucia | - |
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Breda, Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T16:44:02Z | - |
dc.date.available | 2023-09-04T16:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. A.; FELICETTI, V. L.; BACKES, L.; BREDA, A. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 04 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3573 | - |
dc.description.abstract | Objetiva-se, neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e Instrução Matemática, compreender os elementos presentes na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a partir de um estudo das dissertações e teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020. Justifica-se este estudo, pois a Abordagem Ontossemiótica trata-se de uma teoria recente no campo da Educação Matemática que tem mostrado um uso crescente em cursos de formação de professores no Brasil. A perspectiva metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa, pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática, em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a prática docente e a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor desenvolvimento de posturas críticas e reflexivas dos professores nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | formação continuada | pt_BR |
dc.subject | ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Ontossemiótica | pt_BR |
dc.subject | Competências e conhecimentos didático-matemáticos | pt_BR |
dc.title | Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 437,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.