Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Roger de Abreu-
dc.contributor.authorFelicett, Vera Lucia-
dc.contributor.authorBackes, Luciana-
dc.contributor.authorBreda, Adriana-
dc.date.accessioned2023-09-04T16:44:02Z-
dc.date.available2023-09-04T16:44:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, R. A.; FELICETTI, V. L.; BACKES, L.; BREDA, A. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 04 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3573-
dc.description.abstractObjetiva-se, neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e Instrução Matemática, compreender os elementos presentes na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a partir de um estudo das dissertações e teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020. Justifica-se este estudo, pois a Abordagem Ontossemiótica trata-se de uma teoria recente no campo da Educação Matemática que tem mostrado um uso crescente em cursos de formação de professores no Brasil. A perspectiva metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa, pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática, em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a prática docente e a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor desenvolvimento de posturas críticas e reflexivas dos professores nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Investigaciones Educacionales Paradigmapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectformação continuadapt_BR
dc.subjectensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAbordagem Ontossemióticapt_BR
dc.subjectCompetências e conhecimentos didático-matemáticospt_BR
dc.titleEnfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020).pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access437,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.