Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3581
Authors: | Henz, Sabrina Rosa, Lúcia Regina Lucas da Ferreira, Rute Henrique da Silva |
Title: | Da invisibilidade ao multicolorido: uma instalação artística para narrar memórias e apresentar marcas identitárias da EMEF Professor Guilherme Sommer |
Keywords: | Instalação artística;memória;marcas identitárias;escola |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | ed |
Citation: | HENZ, S. ; ROSA, L. R. L. ; FERREIRA, R. H.S. Da invisibilidade ao multicolorido: uma instalação artística para narrar memórias e apresentar marcas identitárias da EMEF Professor Guilherme Sommer. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 18, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10145. Acesso em: 04 set. 2023. |
Abstract: | Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado profi ssional aplicada em Memória Social e Bens Culturais e desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Teutônia - RS. Versa sobre a realização de uma instalação artística baseada nas memórias de membros da comunidade escolar para elucidar marcas identitárias da instituição ao longo de sua história, com o objetivo de apresentar uma imagem mais positiva do educandário a toda população. A relação intrínseca entre memória e identidade é a fundamentação da narrativa comunicada pela obra. O processo criativo, desde o levantamento dos dados e concepção da obra até sua execução e discussão após a realização, apresenta as etapas de construção desta instalação artística. Ainda que não seja possível mensurar o impacto da obra recém realizada na imagem externa da escola, constata-se que promoveu um movimento refl exivo interno acerca de aspectos da identidade além de valorizar a história e memórias da instituição para sua comunidade escolar. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Matemática) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rhsferreira.pdf | Open Access | 784,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.