Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3634
Authors: | Flores, Cristine Gabriela de Campos Gomes, Luana Barth Casagrande, Cledes Antonio |
Title: | Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. |
Keywords: | Educação intercultural;Interculturalidade;Temática indígena |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Editora UEPG |
Citation: | FLORES, C. G. C. ; GOMES, L. B. ; CASAGRANDE, C. A. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis educativa, [S. l.], v. 17, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19332. Acesso em: 09 nov. 2023. |
Abstract: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cacasagrande.pdf | Open Access | 397,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.