Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3689
Authors: Conte, Elaine
Trevisan, Amarildo Luiz
Santos, Fabiane Rodrigues dos
Title: A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano
Keywords: Políticas educacionais;gestão escolar;formação política
Issue Date: 2023
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Citation: CONTE, E.; TREVISAN, A. L.; SANTOS, F. R. A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 74, p. 38–54, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/75640. Acesso em: 16 nov. 2023.
Abstract: O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação e, também, averiguamos as possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos, tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access342,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.