Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3769
Autor(es): Zanotelli, Claudia Jéssica
Título: Rearquitetando memórias: o patrimônio da Comunidade do Bocó através de uma escola desativada em Caraá/RS
Palavras-chave: Memória social;Patrimônio cultural;Rearquitetura;Rearquitetura;Escola desativada
Data do documento: 2023
Citação: ZANOTELLI, C. J. Rearquitetando memórias: o patrimônio da Comunidade do Bocó através de uma escola desativada em Caraá/RS. 2023. 150 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3769. Acesso em: 14 dez. 2023.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural. Com referencial sobre memória, patrimônio, identidade e arquitetura, ancorado por autores que dissertam sobre memória coletiva e individual e sua percepção através da visão do patrimônio arquitetônico como bem cultural. Além de embasamento de autores e arquitetos que executaram projetos de rearquitetura de espaços desativados oferecendo-o às pessoas com novas opções de uso, baseado na funcionalidade e relação identitária dos usuários com o bem edificado. A partir disso entendeu-se que o objetivo geral deste trabalho se define em compreender as memórias da Comunidade do Bocó e sua relação identitária com a escola desativada a fim de torná-la útil novamente, assim qual seria a forma de rearquitetar esta edificação tornando funcional para o dia a dia dos moradores. Na realização desta pesquisa também foram usados questionários e entrevistas como forma de encontrar as respostas para o problema de entender a importância da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral nas memórias e narrativas dos moradores da Comunidade do Bocó em Caraá/RS. Após as etapas metodológicas necessárias como pesquisa bibliográfica e documental, saídas de campo, análises de imagens e projetos arquitetônicos e entrevistas, obteve-se como produto final um projeto de rearquitetura da Escola do Bocó. O mesmo visa atender as demandas prioritárias da comunidade com um perfil multiuso, que atende diferentes idades e necessidades, além de manter a estrutura original da escola.
Orientador(es): Bem, Judite Sanson de
Coorientador(es): Almerão, Maurício Pereira
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_dissertacao_Claudia_Jéssica_Zanotelli (2).pdfOpen Access37,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.