Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3805
Autor(es): Almeida, Patrícia Rodrigues de
Título: Alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental: limites e possibilidades da utilização do livro didático no processo de construção da escrita
Palavras-chave: Alfabetização;Educação Básica;Livro didático;Construção da escrita
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: ALMEIDA, P. R. Alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental: limites e possibilidades da utilização do livro didático no processo de construção da escrita. 2023. 202 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3805. Acesso em: 09 fev. 2024.
Resumo: O estudo de caso, de abordagem qualitativa, objetivou problematizar os limites e as possibilidades da utilização do livro didático, no ano de 2022, no processo de construção da escrita dos alunos de uma turma de 1o ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede municipal de ensino de Canoas/RS, Brasil. A dissertação se insere na linha de pesquisa Formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE). Como fontes de coleta de dados, foram utilizados o diário de campo com os registros da pesquisadora, a análise da construção de escrita dos alunos do 1o ano e os dois livros didáticos adotados. A análise de conteúdo elencou duas categorias prévias: “limites do livro didático na construção da escrita” e “possibilidades do livro didático na construção da escrita”. Com relação aos limites, observamos uma repetição de modelagem desse artefato, que não condiz com as demandas relacionadas aos enfrentamentos dos processos de alfabetização inicial, que atualmente exigem desprendimento de antigos padrões e paradigmas, bem como, desvaloriza as necessidades da infância contemporânea para o enfrentamento de uma nova forma de ser e de conviver em sociedade. Já no que concerne às possibilidades, o livro didático pode nos conduzir ao conhecimento da história da criança para que possamos compreender as suas demandas geracionais, fortalecendo seus vínculos com a aprendizagem e mobilizando-a para uma imersão inédita a novos futuros. Dessa forma é possível capacitá-la para que, conhecendo a evolução civilizatória e os saberes dos seus antepassados, seja inserida e plenamente a dominar a sua própria língua e cultura, tornando-se um cidadão proficiente e relevante na sociedade. Um outro achado foi identificado a partir dos resultados: a proposição de um protocolo para a avaliação dos livros didáticos destinados às crianças em fase de alfabetização que siga princípios mais condizentes com as novas gerações e suas necessidades de ensino e aprendizagem. Podemos concluir, portanto, que o livro didático para alfabetização na proposta de disrupção necessita levar em consideração as diferentes nuances de alfabetização, as metodologias ativas, os ambientes colaborativos, as novas tecnologias, o papel da criança e do professor, o currículo, o planejamento, o monitoramento das evidências de aprendizagem, o registro entre outros.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Formato 21.12.pdfOpen Access2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.