Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3806
Autor(es): Teixeira, Cristiane Rollsing
Título: Por que estás vestida desta forma: um estudo sobre as violências simbólicas escolares com alunas de uma escola pública de Canoas/RS
Palavras-chave: Adolescentes;Escola;Gênero;Alunas;Violências simbólicas
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: TEIXEIRA, C. R. Por que estás vestida desta forma: um estudo sobre as violências simbólicas escolares com alunas de uma escola pública de Canoas/RS. 2023. 134 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3806. Acesso em: 15 fev. 2024.
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Tem como objetivo identificar as manifestações de violência e as violências simbólicas que acometem alunas de 8o e 9o anos de uma escola pública municipal da periferia de Canoas/RS. A abordagem teórica está embasada nos Estudos de Gênero de Louro (2014), Silva (2022), Butler (2021) e hooks (2020). Como referenciais teóricos para os conceitos de violências simbólicas e para a abordagem do imaginário social das alunas serão usados, respectivamente, Bourdieu (2011) e Castoriadis (1982). A pesquisa busca ainda compreender como as designações de gênero corroboram as violências de gênero na escola, investigar como as adolescentes percebem as violências simbólicas, verificar as consequências dessas violências na vida das adolescentes e analisar como as relações entre os marcadores de gênero, classe social ou raça respaldam as violências simbólicas com meninas na escola. O público pesquisado são alunas de 8o e 9o anos. Como procedimento metodológico, foram coletados dados por meio de um questionário preliminar seguido de uma entrevista com base em um roteiro semiestruturado. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), na qual, por meio das categorias elencadas evidenciou-se o quanto as adolescentes convivem com as mais diversas violências, em especial as simbólicas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as alunas são capazes de identificar esse fenômeno de violência, estabelecendo conexões entre as manifestações de agressão e questões de gênero de maneira interseccional. Além disso, ficou clara a influência dessas formas de violência nas vidas das estudantes, o que destaca a necessidade premente de promover um ambiente de diálogo e discussão sobre essas questões no contexto escolar.
Orientador(es): Silva, Denise Regina Quaresma da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crteixiera
  Restricted Access
Restricted Access2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.