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http://hdl.handle.net/11690/3810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Funakura, Masaaki Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T12:07:49Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T12:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FUNAKURA, M. A. Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos. 2023. 181 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3810. Acesso em: 15 fev. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3810 | - |
dc.description.abstract | Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos é uma análise hermenêutica da cultura pop japonesa na educação. Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, sendo de natureza qualitativa e exploratória. O trabalho procura lançar questões sobre as principais tendências nas produções científicas sobre mangás e animês voltadas para o cotidiano escolar, estabelecendo inter-relações na contemporaneidade tendo em vista uma aposta socioemocional. Com o objeto principal de mapear produções acadêmicas dos últimos dez anos em torno das práticas pedagógicas de animações japonesas, foram identificadas produções que abordam a temática sobre mangás e animês, analisadas as experiências nas pesquisas, verificando os conflitos presentes em contextos escolares e compreendendo as possíveis lacunas existentes nestas pesquisas para potencializar caminhos metodológicos futuros. Para tanto, o trabalho está ancorado na teoria do imaginário e tem uma abordagem hermenêutica como metodologia que visou compreender as principais tendências construídas nesse campo do conhecimento, observando os estudos produzidos e voltados para a cultura escolar, rastreando a construção de saberes nas esferas educacionais, catalogando experiências científicas realizadas nas escolas e práticas pedagógicas. Os resultados das publicações do campo apontam tendências que oferecem visibilidade ao uso de mangás e animês em sala de aula, seja para conteúdo específico, seja para o desenvolvimento das relações socioemocionais. A conclusão a que se chega no final deste trabalho é que os mangás e animês tem grande aderência pelo público jovem e são uma grande ferramenta na dimensão socioemocional, podendo contribuir para a formação de pessoas mais sensíveis, criativas, críticas e autônomas capazes de lidar com as emoções de forma saudável e de se relacionar de forma positivas com os outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Animês | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura japonesa | pt_BR |
dc.subject | Mangá | pt_BR |
dc.subject | Socioemocional | pt_BR |
dc.title | Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Conte, Elaine | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mafunakura | Open Access | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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