Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3823
Autor(es): Barbosa, Adriana de Souza
Título: Escola Professora Maria Garcia Pessi e a poesia como dispositivo memorial
Palavras-chave: Memórial social;Poesia;Sarau literário;Redes sociais
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: BARBOSA, A. S. Escola Professora Maria Garcia Pessi e a poesia como dispositivo memorial. 2023. 197 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3823. Acesso em: 28 fev. 2024.
Resumo: Este estudo versa a respeito da memória social como uma importante medida para a valorização de espaços institucionais como a escola, permitindo que sejam compartilhadas de forma lúdica e de fácil compreensão, tendo por foco a Escola Estadual de Educação Básica Maria Garcia Pessi. A professora Maria Garcia Pessi (1913 - 1951) teve um papel essencial na cidade de Araranguá e região. Seu trabalho na área de educação foi relevante para a garantia de melhores condições de organização e aprendizado, com foco na garantia de que os alunos teriam acesso a livros organizados, possibilidade de leitura e desenvolvimento. O objetivo geral foi destacar a relevância da poesia como forma de construção de um dispositivo memorial e de valorização sobre as ações da Professora Maria Garcia Pessi na cidade de Araranguá e região. A metodologia qualitativa embasou a coleta e análise dos dados, constituídos de seis entrevistas semi-estruturadas, documentos e artefatos, os quais foram sistematizados e analisados segundo a análise temática. Os resultados das análises indicaram que a poesia serviu como dispositivo memorial tanto para os alunos participantes do Sarau de Poesia Virtual MGP (Produto Final do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais), como para a comunidade escolar, evidenciando que a linguagem poética pode ser constitutiva de uma nova faceta político-pedagógica nas instituições, inaugurando uma inovação metodológica, junto às organizações escolares.
Orientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Coorientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana - Dissertação final.pdfopen Access7,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.