Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3830
Autor(es): Silva, Caroline Maciel da
Conte, Elaine
Título: A Educação Física em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Palavras-chave: Educação Física;Prática Pedagógica;Pandemia
Data do documento: 2022
Editor: Vozes do Vales
Citação: SILVA, C. M. da ; CONTE, E. . A Educação Física em tempos de pandemia: desafios e perspectivas. Vozes dos Vales, v. 22, p. 1-14, 2022. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2022/11/8.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
Resumo: O artigo aborda as práticas pedagógicas de professores/as de Educação Física em escolas de Canoas/RS em tempos de pandemia do Coronavírus e distanciamento social. Diante disso, questionamos: como trabalhar da maneira que aprendemos, conectando com pedagogias inventivas? E quando não é possível fazê-lo? O processo de escolarização precisou ser reinventado, demandando novas ações para que os estudantes tivessem acesso às tarefas das escolas, como criações de salas de aulas virtuais, grupos de comunicação e atividades impressas. Conclui-se que a conjuntura pandêmica tem induzido transformações significativas na esfera educacional, principalmente na estrutura das aulas, na atividade docente e, por consequência, nas práticas sociais. Protocolos para volta às aulas apontam as direções a serem seguidas pelas instituições de ensino, abrangendo particularidades próprias da Educação Física. Contudo, as realidades desiguais das escolas brasileiras, as limitações de infraestrutura, de recursos humanos e materiais, vislumbram um retorno difícil, que requer mais discussões e pesquisas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econteetal.pdfOpen Access258,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.