Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3830
Authors: Silva, Caroline Maciel da
Conte, Elaine
Title: A Educação Física em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Keywords: Educação Física;Prática Pedagógica;Pandemia
Issue Date: 2022
Publisher: Vozes do Vales
Citation: SILVA, C. M. da ; CONTE, E. . A Educação Física em tempos de pandemia: desafios e perspectivas. Vozes dos Vales, v. 22, p. 1-14, 2022. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2022/11/8.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
Abstract: O artigo aborda as práticas pedagógicas de professores/as de Educação Física em escolas de Canoas/RS em tempos de pandemia do Coronavírus e distanciamento social. Diante disso, questionamos: como trabalhar da maneira que aprendemos, conectando com pedagogias inventivas? E quando não é possível fazê-lo? O processo de escolarização precisou ser reinventado, demandando novas ações para que os estudantes tivessem acesso às tarefas das escolas, como criações de salas de aulas virtuais, grupos de comunicação e atividades impressas. Conclui-se que a conjuntura pandêmica tem induzido transformações significativas na esfera educacional, principalmente na estrutura das aulas, na atividade docente e, por consequência, nas práticas sociais. Protocolos para volta às aulas apontam as direções a serem seguidas pelas instituições de ensino, abrangendo particularidades próprias da Educação Física. Contudo, as realidades desiguais das escolas brasileiras, as limitações de infraestrutura, de recursos humanos e materiais, vislumbram um retorno difícil, que requer mais discussões e pesquisas.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econteetal.pdfOpen Access258,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.