Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3844
Autor(es): Trezzi, Clóvis
Título: O acesso universal à Educação no Brasil: uma questão de justiça social
Palavras-chave: Desigualdade;Direito à Educação;Educação Universal
Data do documento: 2022
Editor: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Citação: TREZZI, C. O acesso universal à Educação no Brasil: uma questão de justiça social. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 1-18, 2022. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ensaio/a/HMMGnHxD4d3763DMh9ZShsr/?lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2024.
Resumo: O artigo, escrito em forma de ensaio, versa sobre o direito à Educação no Brasil, na perspectiva de uma escola justa, partindo da argumentação de Dubet. O objetivo do artigo é discutir a escola justa, a partir da realidade brasileira. Partindo da premissa de que a simples presença na lei não é suficiente para garantir o direito de todos à Educação, o artigo começa discutindo a Educação como direito social. A análise é feita partindo do ponto de vista histórico, em diálogo com as ideias de Libaneo, Holston e Carvalho, que discutem os dualismos da cidadania e da Educação no Brasil. Argumenta-se que, desde a origem da pedagogia moderna, já se discutia a necessidade de que todas as crianças fossem à escola. O artigo conclui que, para se chegar à justiça escolar, é preciso muito mais do que, simplesmente, garantir, de forma igualitária, o acesso à sala de aula; é necessário caminhar para a humanização, que é a garantia da dignidade humana para todos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctrezzi.pdfOpen Access557,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.