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http://hdl.handle.net/11690/3845
Autor(es): | Trezzi, Clovis Rech, Rogério |
Título: | Da libertação: educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire |
Palavras-chave: | Ideologias;Educação libertadora;Paulo Freire |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Revista @mbienteeducação |
Citação: | TREZZI, C.; RECH, R. Da libertação: Educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1170. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1170. Acesso em: 29 fev. 2024. |
Resumo: | A Educação Libertadora é o ponto de partida para a superação do sectarismo, que surge de uma leitura acrítica do mundo baseada em ideologias extremistas. O artigo discute a relação entre Educação Libertadora e ideologias, perguntando qual o papel da educação nesse processo de humanização do ser humano. O objetivo é estabelecer uma relação entre Educação Libertadora e superação do sectarismo ideológico, destacando que essa superação só se dá através do diálogo. O caminho percorrido é uma leitura hermenêutica de alguns livros de Paulo Freire que discutem a Pedagogia do Oprimido. Na conceituação de ideologia, Freire é colocado em contato com o pensamento de Paul Ricoeur. O artigo conclui que o papel da escola não é romper com o sectarismo, mas ajudar o ser humano a fazê-lo. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
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