Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3851
Autor(es): Pinheiro, Édila Penna
Lemes, Gabriel dos Santos
Portes, Juliana Katarina
Santos, Leonardo Peterson dos
Espírito Santo, Rafaela Cavalheiro do
Xavier, Ricardo Machado
Forgiarini Júnior, Luiz Alberto
Filippin, Lidiane Isabel
Título: The effects of exercise on physical performance in elderly residents of long-term institutions: an integrative review
Palavras-chave: Exercício;Lar de Idosos;Desempenho Físico
Data do documento: 2022
Editor: Saúde e Desenvolvimento Humano
Citação: PINHEIRO, E. P. et al. The effects of exercise on physical performance in elderly residents of long-term institutions: an integrative review. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO, v. 10, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8476. Acesso em: 27 fev. 2024.
Resumo: Introdução: Com o aumento de idosos na população, cada vez mais surgem indivíduos incapacitados e dependentes de uma rede de cuidados. O treinamento físico pode ser uma intervenção efetiva para atenuar o declínio ou melhorar o desempenho físico relacionado com a idade. Objetivo: Revisar quais os treinamentos físicos prescritos e sumarizar os seus efeitos no desempenho físico em idosos residentes de Instituições de Longa Permanência através da bateria de testes Short Physical Performance Battery, teste Levantar e caminhar, Teste de Sentar e levantar de 30 segundos. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura empregando as bases de dados PubMed/ Medline, Scielo e Lilacs. Resultados: Foram selecionados 32 estudos. Desses, o treinamento multicomponente foi utilizado em 11 e os exercícios resistidos apareceram em 8, sendo as modalidades mais utilizadas. Melhoras signifi cativas (p<0,05) foram encontrados em todos os desfechos de desempenho físico avaliados tanto nos estudos que utilizaram de treinamento multicomponente quanto resistidos. Conclusões: A revisão apontou que ambas as modalidades melhoram signifi cativamente os parâmetros de desempenho físico relevantes para a capacidade funcional do idoso institucionalizado. Do ponto de vista clínico torna-se importante ter mais de uma estratégia à disposição de treinamento físico nessa população que se encontra tão vulnerável.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ricardo,+8476.pdfOpen Access576,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.