Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3853
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Menezes, Jéssica Alberche de
Cademartori, Cristina Vargas
Título: O meio ambiente e o descarte de resíduos: estudo da legislação na RMPA referente à proibição dos canudos plásticos na região metropolitana de Porto Alegre
Palavras-chave: Canudos plásticos;Legislação;Região Metropolitana de Porto Alegre;Educação Ambiental
Data do documento: 2023
Citação: BEM, Judite Sanson; MENEZES, Jéssica Alberche de; CADEMARTORI, Cristina Vargas. O meio ambiente e o descarte de resíduos: estudo da legislação na RMPA referente à proibição dos canudos plásticos na região metropolitana de Porto Alegre. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 1–29, 2023. DOI: 10.14295/ambeduc.v28i1.14287. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14287. Acesso em: 1 mar. 2024.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar, a partir de dados secundários, quais os municípios da RMPA que apresentam alguma legislação relacionada ao uso de canudos plásticos e analisá-las. O plástico foi criado no início do século XX e, desde então, a indústria deste material só cresceu. Apesar deste material ser leve, barato e durável, causa problemas ao meio ambiente, pois se acumula, ao longo do tempo, provocando poluição e difícil degradação. Os canudos são feitos de plásticos e seu tempo de consumo não ultrapassa 15 minutos o que se traduz em uma relação custo/benefício altíssima. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, esta pesquisa foi inicialmente documental e bibliográfica, através de livros, artigos, pesquisa na internet em sites do IBGE, da ABRELPE, ABIPLAST e pesquisas realizadas nas prefeituras. Ainda, foi realizado um levantamento da legislação dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) quanto à exigência de lei de proibição dos canudos plásticos ou de projeto de lei neste sentido que esteja em tramitação na Câmara. Dos 34 municípios avaliados concluiu-se que 18 não possuem nenhuma lei ou projeto de lei relacionado à proibição dos canudos plásticos, 15 municípios possuem lei e apenas um município possui um projeto de lei. Todos os municípios que possuem esse tipo de legislação apresentam alternativas sustentáveis para a substituição, como canudos de papel e de material biodegradável.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alanadnp,+14287-pronto+publicação.pdfOpen Access685,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.