Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3855
Authors: Schmidt, Márcia Helena Dutra
Silva, Gilberto Ferreira da
Title: Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial
Keywords: Laboratório de Aprendizagem;edagogia Descolonia;Ensino Fundamental
Issue Date: 2023
Citation: SCHMIDT, Márcia Helena Dutra; SILVA, Gilberto Ferreira da. Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, p. e17936, 2023. DOI: 10.20952/revtee.v16i35.17936. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17936. Acesso em: 1 mar. 2024.
Abstract: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o lugar ocupado pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente do Laboratório de Aprendizagem, pelo professor responsável de uma escola pública, em uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. O estudo toma como apoio os pressupostos da pedagogia descolonial e as contribuições advindas das chamadas metodologias horizontais, situando-se na perspectiva dos estudos que valorizam a narrativa reflexiva como processo formativo e auto formativo para se pensar o que se faz, o que se vive e o que se projeta em educação básica. As reflexões realizadas revelam que a busca por uma pedagogia descolonial, requer flexibilidade para aprender, desaprender e reaprender para então gerar as mudanças desejadas.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO+ID+17936.pdfOpen Access390,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.