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dc.contributor.authorSouza, Mariana Pinkoski de-
dc.date.accessioned2024-03-18T20:16:58Z-
dc.date.available2024-03-18T20:16:58Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, M. P. Gestão universitária e inclusão: histórias de vida docentes e de universidades comunitárias gaúchas. 222 f. 2023. Tese (doutorado em Educação) Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3870. Acesso em: 18 mar. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3870-
dc.description.abstractA história de vida dos docentes permite estabelecer a medida das transformações sociais e culturais nas vidas singulares e relacioná-las com a evolução dos contextos de vida profissional e social (Josso, 2007). A prática biográfica, especialmente de pessoas com deficiência, pode movimentar a gestão universitária na busca da inclusão. O tema aqui abordado é pesquisar como as histórias de vida de docentes universitários com deficiência podem mobilizar a gestão universitária inclusiva. Diante disso, nosso objetivo é compreender como a gestão universitária pode ser mobilizada através da história de vida de docentes com deficiência, em Universidades Comunitárias gaúchas. O Problema de pesquisa assim é expresso: como as histórias de vida de docentes com deficiência nas universidades comunitárias gaúchas mobilizam a gestão universitária? Nossa metodologia é definida por um estudo qualitativo exploratório, de caráter transversal, a partir de estudos de caso, com análise das histórias de vida de docentes universitários com deficiência e com análise dos relatos de coordenadores de Recursos Humanos. Essa metodologia de pesquisa caracteriza-se por ser não-estruturada e exploratória. A análise de dados, com abordagem hermenêutica, e análise de conteúdo baseada em Bardin (1977). Para fundamentar e discutir os achados, utilizamos Josso (1999), Nóvoa (2000), Lück (1997), Gadamer (1997), Frankl (1997) entre outros. A história de vida pode refletir como a sociedade pode multiplicar as formas de exclusão e as estratégias e incertezas profissionais de estabilidade do emprego. A partir de doze categorias foi ilustrada a importância da história de vida dos docentes com deficiência, para compreender com profundidade um caminho para a possível inclusão. Por isso, esta pesquisa comprova a tese de que a gestão universitária pode ser mobilizada de forma positiva através da história de vida de docentes com deficiência em Universidades Comunitárias gaúchas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.titleGestão universitária e inclusão: histórias de vida docentes e de universidades comunitárias gaúchaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorFossatti, Paulo-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação-
dc.publisher.countryBR-
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