Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zawaski, Tatiane Peres | - |
dc.contributor.author | Mangan, Patrícia Kayser Vargas | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T21:39:41Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T21:39:41Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ZAWASKI, Tatiane Peres; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Docência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissão. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 145–159, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5884. Acesso em: 21 mar. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3881 | - |
dc.description.abstract | Reflexões sobre a baixa presença masculina nas instituições de educação básica se fazem necessárias na atualidade. A partir de inquietações presentes desde a seleção do Doutorado, assim como de análises dos ambientes escolares que passei nessa caminhada de dez anos na educação, constituíram uma trajetória de questionamentos em busca dos “porquês” a presença masculina é, em sua totalidade, uma parcela muito pequena quanto atuantes na docência. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar o número de educadores do sexo masculino que atuam na rede municipal de ensino, de uma cidade da região metropolitana, refletindo sobre a construção da identidade de gênero desta profissão no município. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, analisando o número de educadores que atuam na educação básica são tecidas reflexões, a partir do percurso histórico da profissão professor, assim como a construção identitária da docência e as relações de gênero. Os dados analisados demonstram a feminização do magistério, cunhada, muitas vezes, em estereótipos e relações de preconceitos das quais são necessárias o rompimento de estigmas e da imagem de gênero presentes em quaisquer profissões. | pt_BR |
dc.publisher | Web Revista Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Feminização | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Docência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissão | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tema+livre.pdf | Open Access | 353,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.