Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZawaski, Tatiane Peres-
dc.contributor.authorMangan, Patrícia Kayser Vargas-
dc.date.accessioned2024-03-21T21:39:41Z-
dc.date.available2024-03-21T21:39:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationZAWASKI, Tatiane Peres; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Docência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissão. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 145–159, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5884. Acesso em: 21 mar. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3881-
dc.description.abstractReflexões sobre a baixa presença masculina nas instituições de educação básica se fazem necessárias na atualidade. A partir de inquietações presentes desde a seleção do Doutorado, assim como de análises dos ambientes escolares que passei nessa caminhada de dez anos na educação, constituíram uma trajetória de questionamentos em busca dos “porquês” a presença masculina é, em sua totalidade, uma parcela muito pequena quanto atuantes na docência. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar o número de educadores do sexo masculino que atuam na rede municipal de ensino, de uma cidade da região metropolitana, refletindo sobre a construção da identidade de gênero desta profissão no município. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, analisando o número de educadores que atuam na educação básica são tecidas reflexões, a partir do percurso histórico da profissão professor, assim como a construção identitária da docência e as relações de gênero. Os dados analisados demonstram a feminização do magistério, cunhada, muitas vezes, em estereótipos e relações de preconceitos das quais são necessárias o rompimento de estigmas e da imagem de gênero presentes em quaisquer profissões.pt_BR
dc.publisherWeb Revista Linguagempt_BR
dc.subjectFeminizaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDocência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissãopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tema+livre.pdfOpen Access353,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.