Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3881
Authors: | Zawaski, Tatiane Peres Mangan, Patrícia Kayser Vargas |
Title: | Docência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissão |
Keywords: | Feminização;Gênero;Docência;Educação |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Web Revista Linguagem |
Citation: | ZAWASKI, Tatiane Peres; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Docência da educação básica: reflexões sobre a feminização presente na profissão. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 145–159, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/5884. Acesso em: 21 mar. 2024. |
Abstract: | Reflexões sobre a baixa presença masculina nas instituições de educação básica se fazem necessárias na atualidade. A partir de inquietações presentes desde a seleção do Doutorado, assim como de análises dos ambientes escolares que passei nessa caminhada de dez anos na educação, constituíram uma trajetória de questionamentos em busca dos “porquês” a presença masculina é, em sua totalidade, uma parcela muito pequena quanto atuantes na docência. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar o número de educadores do sexo masculino que atuam na rede municipal de ensino, de uma cidade da região metropolitana, refletindo sobre a construção da identidade de gênero desta profissão no município. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, analisando o número de educadores que atuam na educação básica são tecidas reflexões, a partir do percurso histórico da profissão professor, assim como a construção identitária da docência e as relações de gênero. Os dados analisados demonstram a feminização do magistério, cunhada, muitas vezes, em estereótipos e relações de preconceitos das quais são necessárias o rompimento de estigmas e da imagem de gênero presentes em quaisquer profissões. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGMSBC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tema+livre.pdf | Open Access | 353,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.