Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3896
Autor(es): | Pereira, Mônica de Sá Gomes |
Título: | Memória e ludicidade no ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental |
Palavras-chave: | Escola;Memória;Ludicidade;Ensino de Língua Inglesa |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Citação: | PEREIRA, M. S. G. Memória e ludicidade no ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental. 2024. 78 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3896. Acesso em: 27 maio 2024. |
Resumo: | Este trabalho se insere no campo interdisciplinar da Memória social na linha de pesquisa Memória e linguagens culturais do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. A partir de narrativas memoriais sobre as práticas de professoras de língua inglesa do ensino fundamental II pretendeu-se evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades a explorarem oportunidades de aprendizado da língua inglesa. A investigação, de cunho qualitativo, desenvolveu-se a partir da metodologia exploratória por meio de entrevistas com professores de língua inglesa de uma escola da rede estadual e de uma escola da rede privada do município de Araranguá-SC. Assim, o problema de pesquisa consiste em: Como a construção de memória de professores sobre as aulas de inglês podem se tornar material didático para aulas de Língua Inglesa no Ensino fundamental? Para responder a este problema, tem-se como objetivo: Criar uma proposta de ensino de Língua Inglesa de forma lúdica para o Ensino Fundamental II a partir da construção de memória de professores. O produto final é um e-book que consiste em apresentação e aplicabilidade de atividades usando jogos antigos e modernos, ressignificando memórias desses professores do tempo em que eram alunos e como aprendiam. Com essa proposta, espera-se, por meio da ludicidade, contribuir e fornecer subsídios a professores de língua inglesa a fim de ajudá-los a preparar aulas mais lúdicas e eficazes, colocando-as em prática em sala de aula. Além disso, espera-se revitalizar importância o trabalho pedagógico com as quatro habilidades: audição, leitura, escrita e fala. |
Orientador(es): | Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
msgpereira | Open Access | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.