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http://hdl.handle.net/11690/3897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Alessandra Francelino Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T15:31:04Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T15:31:04Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, A. F. P. Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá. 2024. 124 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3897. Acesso em: 27 maio 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3897 | - |
dc.description.abstract | A dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), é de natureza qualitativa e exploratória, vinculada a bases hermenêuticas, seguindo os passos: Seleção de fontes para a constituição do corpus; Leitura dos referenciais teóricos selecionados; Seleção de produções científicas sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e metodologias alternativas; Identificação e análise das memórias dos estudantes egressos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), auferidas por meio da roda de conversa; Interpretação dos dados coletados e implementação na narrativa final. A abordagem hermenêutica foi adotada para a revisão de literatura e compreensão das memórias dos estudantes. Do ponto de vista educacional, as relações e o reconhecimento de experiências com o outro ocorrem pela abertura ao diálogo e à tradição, tendo o horizonte do passado com o presente como referência. Estudos destacam que os principais fatores que colaboram para que o estudante não conclua a educação básica são a necessidade de ingressar cedo no mercado de trabalho e a metodologia adotada pelo professor. A questão norteadora foi: A partir das memórias dos estudantes egressos do CEJA, de que forma o reconhecimento e o incentivo a metodologias diferenciadas podem promover a conclusão dos estudos na EJA? A dissertação investigou tendências metodológicas na EJA por meio de mapeamento de trabalhos científicos e memórias dos estudantes auferidas por meio da roda de conversa. Os resultados mostram as principais tendências atuais, mas poucas iniciativas para criar estratégias metodológicas. Propôs-se uma atualização didático-metodológica por meio de uma roda de conversa, estudando os potenciais metodológicos da EJA. O produto final ofereceu sugestões de metodologias alternativas para apoio aos professores na melhoria do ensino na EJA como um direito social voltado à equidade, no sentido de criar estratégias metodológicas na práxis pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | open Access | - |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias libertadoras | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Conte, Elaine | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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afprocha | open Access | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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