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http://hdl.handle.net/11690/3897
Autor(es): | Rocha, Alessandra Francelino Pereira |
Título: | Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Metodologias;Memórias;Narrativas;Pedagogias libertadoras |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Citação: | ROCHA, A. F. P. Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá. 2024. 124 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3897. Acesso em: 27 maio 2024. |
Resumo: | A dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), é de natureza qualitativa e exploratória, vinculada a bases hermenêuticas, seguindo os passos: Seleção de fontes para a constituição do corpus; Leitura dos referenciais teóricos selecionados; Seleção de produções científicas sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e metodologias alternativas; Identificação e análise das memórias dos estudantes egressos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), auferidas por meio da roda de conversa; Interpretação dos dados coletados e implementação na narrativa final. A abordagem hermenêutica foi adotada para a revisão de literatura e compreensão das memórias dos estudantes. Do ponto de vista educacional, as relações e o reconhecimento de experiências com o outro ocorrem pela abertura ao diálogo e à tradição, tendo o horizonte do passado com o presente como referência. Estudos destacam que os principais fatores que colaboram para que o estudante não conclua a educação básica são a necessidade de ingressar cedo no mercado de trabalho e a metodologia adotada pelo professor. A questão norteadora foi: A partir das memórias dos estudantes egressos do CEJA, de que forma o reconhecimento e o incentivo a metodologias diferenciadas podem promover a conclusão dos estudos na EJA? A dissertação investigou tendências metodológicas na EJA por meio de mapeamento de trabalhos científicos e memórias dos estudantes auferidas por meio da roda de conversa. Os resultados mostram as principais tendências atuais, mas poucas iniciativas para criar estratégias metodológicas. Propôs-se uma atualização didático-metodológica por meio de uma roda de conversa, estudando os potenciais metodológicos da EJA. O produto final ofereceu sugestões de metodologias alternativas para apoio aos professores na melhoria do ensino na EJA como um direito social voltado à equidade, no sentido de criar estratégias metodológicas na práxis pedagógica. |
Orientador(es): | Conte, Elaine |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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