Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3900
Autor(es): Geraldi, Daniel Andrade
Título: Expectativas e práticas parentais na educação esportiva infantil: a realidade material e simbólica do “caso futsal”
Palavras-chave: Educação;Educação Esportiva;Futsal;Práticas parentais;Expectativas parentais;Teoria crítica
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O presente estudo, que integra a linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, buscou analisar e compreender como se estrutura o fenômeno das expectativas e práticas parentais e como ele poderia vir a interferir nas experiências educativas esportivas e no desenvolvimento de crianças praticantes de futsal levando em conta as características da cultura contemporânea. Foram utilizados os paradigmas das abordagens da teoria crítica social, da teoria crítica da educação, da teoria crítica do esporte, da psicologia sócio-histórica e do saber psicanalítico como referências para analisar os sentidos desse fenômeno. Dentro de uma perspectiva hermenêutica, o estudo, cujo caráter é qualitativo, exploratório e descritivo, foi realizado em três campos de pesquisa destinados à prática do futsal infantil, localizados nas cidades de Porto Alegre – RS e Canoas – RS. Os sujeitos da pesquisa foram os pais, as mães e os filhos, integrantes de três famílias pertencentes a cada espaço esportivo. Entrevistas semiestruturadas e diário de campo foram os instrumentos utilizados para produção do material discursivo, servindo-se dos dispositivos da análise textual discursiva para exploração do material. Por meio das análises, foi possível perceber que as expectativas e as práticas parentais se estruturam a partir de representações do imaginário parental, de aspectos narcísicos do casal parental e de ideais sociais consagrados na cultura. As expectativas e práticas parentais predominantes percebidas pareceram ir ao encontro dos ideais de transgeracionalidade, de sucesso, de controle da experiência, de fascínio pela performance e de hedonismo. Em relação às possíveis interferências sobre o desenvolvimento infantil, percebeu-se que as crianças se prejudicam quando são pressionadas a crescer emocionalmente, tornando a experiência esportiva infantil uma temporalidade dolorosa na medida em que passa a ser regida pela tristeza, pela hiperatividade, pelo medo e pela ansiedade. Também foi percebido que algumas crianças que compartilhavam o mesmo ambiente esportivo que as crianças partícipes da pesquisa pareciam apresentar acentuada instabilidade emocional, demonstrando-se irritadas, indispostas, agressivas, intolerantes e angustiadas. O estudo permitiu sustentar a Tese segundo a qual as expectativas e práticas parentais possuem, sim, o poder de interferir substancialmente na formação esportiva de crianças e nas práticas educativas ligadas a ela, constituindo um exemplar bastante significativo de valores hegemônicos na cultura contemporânea. A partir das orientações dos paradigmas da teoria crítica social, observou-se e sugeriu-se potencialidades adormecidas no “caso-futsal” com o intuito de qualificar a experiência humana e educativa esportiva das crianças envolvidas, sendo elas: a valorização da experiência infantil, a tomada de consciência da precariedade simbólica que se vive na atualidade, o fenômeno do futsal infantil enquanto prática efetivamente formadora e não apenas “treinamento”, o estímulo a uma experiência protagonista das crianças dentro do ambiente do futsal infantil, a atualização do valor da tradição esportiva, a valorização do papel de mediador do educador esportivo, e o educando como o principal beneficiário do processo educativo esportivo, com uma meta educacional direcionada à formação na perspectiva da integralidade do ser humano.
Orientador(es): Ratto, Cleber Gibbon
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

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