Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3902
Autor(es): Silva, Fabia Roseane Almeida da
Título: Memórias de práticas de gestão escolar por meio do sistema de metas nos anos finais das escolas municipais de esteio-rs
Palavras-chave: Gestão escolar;Metas;Desempenho;Memória social;Esteio, RS
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Este é um trabalho de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais e sua linha de pesquisa é Memória e Linguagens Culturais. Possui como tema: Memórias de Práticas de Gestão Escolar por meio do sistema de metas nos Anos Finais das Escolas Municipais de Esteio-RS. Objetiva analisar a gestão escolar, tendo como ferramenta de desempenho um sistema de metas utilizado por todas as unidades escolares da Rede Municipal de Esteio, monitorando as práticas de gestão em duas escolas, e buscando evidenciar a influência de metas e ações nos resultados de aprendizagem. Nesse estudo, a problematização consiste na seguinte indagação: “Como a memória social pode auxiliar na implementação efetiva de uma gestão por metas para melhorar os processos de gestão educacional?” Buscou-se aportes teóricos em Halbwachs (2003), Luck (2007; 2009; 2010), Libâneo (2007; 2013) e Nóvoa (2007; 2015) para conceitos de memória, educação e gestão. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi estudo de caso, além da observação sistemática e participante. Com os dados obtidos, fizemos uma análise comparativa para a verificação das relações entre duas escolas da Rede Municipal e suas variáveis, a fim de corroborar ou não com a ideia principal, em que gerir a instituição escolar por meio de aplicação de metas favorece um melhor desempenho dos estudantes. Os dados mostraram que a gestão por metas tem melhor desempenho e se distingue pela participação de todos os segmentos da comunidade, melhor controle dos processos e mais transparência de dados entre os atores escolares. Ambas as escolas pesquisadas tiveram desempenhos positivos e crescimento nos dados de frequência e proficiência na figura dos gestores que envolveram todos os segmentos na execução de metas e objetivos. Conclui-se que os fatores internos das escolas desempenham papel importante e confirmam a relação existente entre o papel do gestor e o desempenho da escola.
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
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