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http://hdl.handle.net/11690/3904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moraes, Aline Maria de Oliveira Weber | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T21:12:22Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T21:12:22Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3904 | - |
dc.description.abstract | A dissertação parte de questionamentos e inquietações cotidianas acerca da formação cultural de professores e das possibilidades de um olhar ampliado, que contemple a dimensão socioemocional para o desenvolvimento da profissão. A dimensão socioemocional é hoje, na era do ensino estruturado e das avaliações externas de todos os tipos, o maior desafio das relações humanas e do trabalho pedagógico. A abordagem hermenêutica traz uma revisão de literatura com diferentes pensadores do campo da educação e está vinculada à linha de pesquisa culturas, linguagens e tecnologias na educação. O trabalho investiga as produções de teses e dissertações no Brasil relacionadas à temática da dimensão socioemocional para professores, a fim de compreender as principais tendências formativas acerca dos saberes necessários para o desenvolvimento socioemocional dos educadores frente às demandas relacionais que precisam ser apreendidas, para não afetar a própria saúde mental. Além disso, o trabalho analisa os conhecimentos histórico-culturais elaborados acerca dos saberes necessários à prática educativa e voltados ao desenvolvimento socioemocional de professores. Partimos das seguintes perguntas: Quais embates circulam em torno do desenvolvimento socioemocional na formação de professores na atualidade? Que elementos centrais e saberes estão sendo propostos sobre o desenvolvimento socioemocional? Os resultados revelam uma diversidade de abordagens e perspectivas relacionadas ao desenvolvimento socioemocional, mas, também, identificamos embates significativos em torno do desenvolvimento socioemocional na formação pedagógica, especialmente em um contexto controverso como o atual, que preconiza respostas objetivas e técnicas a problemáticas humanas. Assim, a reificação e a razão técnica estão presentes no cotidiano do trabalho pedagógico e no convívio escolar, sobrepondo-se aos conhecimentos socioemocionais. As tendências e ações implementadas para promover esse desenvolvimento variam amplamente, refletindo a complexidade da educação socioemocional, cujos aspectos do trabalho instrumentalizado foram evidenciados pela pandemia. Esses resultados destacam a importância de uma análise contínua e aprofundada sobre a inclusão da dimensão socioemocional no trabalho de professores, visando promover um olhar mais humanizador e sensível aos sujeitos da educação em respeito aos saberes socioemocionais necessários ao trabalho e atuação profissional. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Dimensão socioemocional | pt_BR |
dc.subject | Saberes educativos | pt_BR |
dc.subject | Reificação | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento socioemocional de professores em questão: abordagens críticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Conte, Elaine | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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