Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3904
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dc.contributor.authorMoraes, Aline Maria de Oliveira Weber-
dc.date.accessioned2024-06-05T21:12:22Z-
dc.date.available2024-06-05T21:12:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3904-
dc.description.abstractA dissertação parte de questionamentos e inquietações cotidianas acerca da formação cultural de professores e das possibilidades de um olhar ampliado, que contemple a dimensão socioemocional para o desenvolvimento da profissão. A dimensão socioemocional é hoje, na era do ensino estruturado e das avaliações externas de todos os tipos, o maior desafio das relações humanas e do trabalho pedagógico. A abordagem hermenêutica traz uma revisão de literatura com diferentes pensadores do campo da educação e está vinculada à linha de pesquisa culturas, linguagens e tecnologias na educação. O trabalho investiga as produções de teses e dissertações no Brasil relacionadas à temática da dimensão socioemocional para professores, a fim de compreender as principais tendências formativas acerca dos saberes necessários para o desenvolvimento socioemocional dos educadores frente às demandas relacionais que precisam ser apreendidas, para não afetar a própria saúde mental. Além disso, o trabalho analisa os conhecimentos histórico-culturais elaborados acerca dos saberes necessários à prática educativa e voltados ao desenvolvimento socioemocional de professores. Partimos das seguintes perguntas: Quais embates circulam em torno do desenvolvimento socioemocional na formação de professores na atualidade? Que elementos centrais e saberes estão sendo propostos sobre o desenvolvimento socioemocional? Os resultados revelam uma diversidade de abordagens e perspectivas relacionadas ao desenvolvimento socioemocional, mas, também, identificamos embates significativos em torno do desenvolvimento socioemocional na formação pedagógica, especialmente em um contexto controverso como o atual, que preconiza respostas objetivas e técnicas a problemáticas humanas. Assim, a reificação e a razão técnica estão presentes no cotidiano do trabalho pedagógico e no convívio escolar, sobrepondo-se aos conhecimentos socioemocionais. As tendências e ações implementadas para promover esse desenvolvimento variam amplamente, refletindo a complexidade da educação socioemocional, cujos aspectos do trabalho instrumentalizado foram evidenciados pela pandemia. Esses resultados destacam a importância de uma análise contínua e aprofundada sobre a inclusão da dimensão socioemocional no trabalho de professores, visando promover um olhar mais humanizador e sensível aos sujeitos da educação em respeito aos saberes socioemocionais necessários ao trabalho e atuação profissional.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectDimensão socioemocionalpt_BR
dc.subjectSaberes educativospt_BR
dc.subjectReificaçãopt_BR
dc.titleO desenvolvimento socioemocional de professores em questão: abordagens críticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorConte, Elaine-
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