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dc.contributor.authorSchmidt, Márcia Helena Dutra-
dc.date.accessioned2024-06-10T17:28:34Z-
dc.date.available2024-06-10T17:28:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3917-
dc.description.abstractEsta investigação está inserida na linha de pesquisa ―Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas‖ do Curso de Mestrado da Universidade La Salle. Partindo da dúvida/problema: Será possível transpor as dificuldades de aprendizagem dos alunos de LA através de um (re)fazer das ações docentes pautadas pela horizontalidade e pelo diálogo? A pesquisa teve por objetivo principal: Analisar a ação docente das professoras de LA na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul/RS. Ancorada pelo pensamento descolonial, esta trilha investigativa participante, pautou-se na ideia de um caminho percorrido no formato de trilha. O aporte teórico foi construído a partir de autores como Quijano, Mignolo, Walsh, Sara Berkin, Olaf Kaltmeir, Arias e Luiz Rufino, entre outros. Assim, através do diálogo com as docentes, buscou-se compreender quem são as professoras que atuam nos LAs das escolas desta rede ensino. Como metodologia, para coleta e análise dos dados, esta pesquisa participante inspirou-se nos preceitos da IAP (investigação Ação Participativa) de Fals Borda e nos preceitos das Metodologias Horizontais. Para a coleta de dados utilizou-se além das rodas de conversa com as participantes, elementos bibliográficos, revisão de literatura, questionário/convite. Os dados coletados, analisados e discutidos foram separados por grupos de interesse, denominados de ―Atalhos‖. Atalho 1 - Professora de LA e as relações com alunos e equipe pedagógica. Atalho 2 - Ação e formação docente. Atalho 3 - O espaço do LA. Como resultados evidenciou-se que as Professoras do LA: se constituem através de ações autorreflexivas e autoformativas e entendem que a metodologia aplicada deve se adequar às necessidades do aluno. Constatou-se a necessidade de formações continuadas e para análise futura, a hipótese de o LA vir a ser um espaço múltiplo de partilha de práticas metodológicas entre os professores. A análise de literatura permitiu dar-se conta de três aspectos. O primeiro refere-se às ações metodológicas, evidenciando que as professoras do LA, buscam constantemente por estratégias metodológicas diversas que atendam a demanda dos estudantes. O segundo aspecto, refere-se à necessidade de formações continuadas para as professoras do LA. O terceiro aspecto que faz referência ao espaço do LA, também trouxe para a discussão a hipótese de transformar o LA em um espaço múltiplo de atendimento para alunos e docentes. Assim, tendo o pensamento descolonial como uma possibilidade outra de pensar a educação, conclui-se que é possível transpor as dificuldades de aprendizagem dos alunos do LA através um (re)fazer docente pautado pela horizontalidade e pelo diálogo.pt_BR
dc.language.isoportuguesept_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLaboratório de aprendizagempt_BR
dc.subjectDescolonialidadept_BR
dc.subjectMetodologias horizontaispt_BR
dc.titleAção docente no laboratório de aprendizagem e as metodologias horizontais: uma perspectiva descolonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais-
dc.publisher.countryBR-
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