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http://hdl.handle.net/11690/3917
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Schmidt, Márcia Helena Dutra | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T17:28:34Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T17:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3917 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação está inserida na linha de pesquisa ―Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas‖ do Curso de Mestrado da Universidade La Salle. Partindo da dúvida/problema: Será possível transpor as dificuldades de aprendizagem dos alunos de LA através de um (re)fazer das ações docentes pautadas pela horizontalidade e pelo diálogo? A pesquisa teve por objetivo principal: Analisar a ação docente das professoras de LA na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul/RS. Ancorada pelo pensamento descolonial, esta trilha investigativa participante, pautou-se na ideia de um caminho percorrido no formato de trilha. O aporte teórico foi construído a partir de autores como Quijano, Mignolo, Walsh, Sara Berkin, Olaf Kaltmeir, Arias e Luiz Rufino, entre outros. Assim, através do diálogo com as docentes, buscou-se compreender quem são as professoras que atuam nos LAs das escolas desta rede ensino. Como metodologia, para coleta e análise dos dados, esta pesquisa participante inspirou-se nos preceitos da IAP (investigação Ação Participativa) de Fals Borda e nos preceitos das Metodologias Horizontais. Para a coleta de dados utilizou-se além das rodas de conversa com as participantes, elementos bibliográficos, revisão de literatura, questionário/convite. Os dados coletados, analisados e discutidos foram separados por grupos de interesse, denominados de ―Atalhos‖. Atalho 1 - Professora de LA e as relações com alunos e equipe pedagógica. Atalho 2 - Ação e formação docente. Atalho 3 - O espaço do LA. Como resultados evidenciou-se que as Professoras do LA: se constituem através de ações autorreflexivas e autoformativas e entendem que a metodologia aplicada deve se adequar às necessidades do aluno. Constatou-se a necessidade de formações continuadas e para análise futura, a hipótese de o LA vir a ser um espaço múltiplo de partilha de práticas metodológicas entre os professores. A análise de literatura permitiu dar-se conta de três aspectos. O primeiro refere-se às ações metodológicas, evidenciando que as professoras do LA, buscam constantemente por estratégias metodológicas diversas que atendam a demanda dos estudantes. O segundo aspecto, refere-se à necessidade de formações continuadas para as professoras do LA. O terceiro aspecto que faz referência ao espaço do LA, também trouxe para a discussão a hipótese de transformar o LA em um espaço múltiplo de atendimento para alunos e docentes. Assim, tendo o pensamento descolonial como uma possibilidade outra de pensar a educação, conclui-se que é possível transpor as dificuldades de aprendizagem dos alunos do LA através um (re)fazer docente pautado pela horizontalidade e pelo diálogo. | pt_BR |
dc.language.iso | portuguese | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Descolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Metodologias horizontais | pt_BR |
dc.title | Ação docente no laboratório de aprendizagem e as metodologias horizontais: uma perspectiva descolonial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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