Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3924
Authors: Freitas, Mônica de
Title: A influência da memória dos professores dos anos iniciais de uma escola pública catarinense em suas práticas para o ensino e aprendizagem de matemática
Keywords: Ensino de matemática;Memória;Anos iniciais;Formação de professores
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Citation: FREITAS, M. A influência da memória dos professores dos anos iniciais de uma escola pública catarinense em suas práticas para o ensino e aprendizagem de matemática. 2024. 133 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2024.
Abstract: Este estudo se insere na linha de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais e tem como problema de investigação: as experiências de aprendizado pessoal dos professores dos anos iniciais se relacionam com suas abordagens para o ensino e aprendizado de Matemática a ponto de impactar esse ensino negativamente? e como objetivo: investigar através de um estudo sobre memória de aprendizagem, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, de um grupo de professores dos anos iniciais, buscando relacionar essas memórias com suas abordagens para o ensino e aprendizado de Matemática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Para isso, foi realizado um questionário com dezoito professores, além de entrevistas semiestruturadas com cinco professores com formação em pedagogia que atuam nos anos iniciais da Escola de Educação Básica Castro Alves, localizada em Araranguá, SC. O estudo analisou as memórias e posturas/atitudes narradas pelos entrevistados. Buscou-se também examinar os currículos de formação de professores para os anos iniciais do município de Araranguá, quanto à aderência às propostas mais recentes desses cursos, verificando a carga horária destinada ao ensino de Matemática e quais disciplinas estão sendo contempladas. Como suporte teórico, utilizou-se as pesquisas realizadas por Edda Curi sobre a formação dos professores para os anos iniciais as quais justificam a importância de estudar o conhecimento do professor para o ensino da Matemática; as investigações conduzidas por Halbwachs sobre a memória social; e as implicações levantadas por Lorenzato sobre como as memórias e atitudes adquiridas ao longo da formação escolar influenciam o conhecimento profissional do professor. Como produto final desta pesquisa, foi reestruturado o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática da Escola de Educação Básica Castro Alves como um recurso para promover experiências positivas tanto para os alunos quanto para os professores. Pelos resultados das análises constatou-se que as experiências de ensino de Matemática dos professores que atuam nos anos iniciais exercem influência na maneira como abordam o ensino matemático, conforme evidenciado não apenas pelo questionário, mas também pelas entrevistas. Esse cenário aponta para uma tendência à repetição do ensino mecanizado, com pouca utilização de recursos manipulativos, o que sugere uma fragilidade no processo educacional ao não tornar a aprendizagem significativa para os estudantes conforme a Base Nacional Comum Curricular propõe.
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Rute Henrique Ferreira da
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Pós Banca - Mônica de Freitas PÓS-BANCA (5) (1) (1).pdfOpen Access8,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.