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http://hdl.handle.net/11690/3932
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moro, Valderesa | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T18:44:34Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T18:44:34Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3932 | - |
dc.description.abstract | Esta tese trata dos princípios franciscanos na constituição docente. O questionamento motivador deste estudo tem como problema de pesquisa: Quais são as concepções dos professores de Educação Básica da Rede Franciscana de Educação da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, Scalifra-ZN –, sobre as contribuições da formação continuada propiciada pela Rede na sua constituição docente? O tema insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas-RS. O objetivo geral propõe investigar as concepções dos professores de Educação Básica da Rede Franciscana de Educação – Scalifra- ZN – e as contribuições da formação continuada propiciada por esta rede na sua constituição docente. Como objetivos específicos são destacados: a) descrever reflexivamente os princípios educacionais franciscanos; b) analisar as concepções dos professores de Educação Básica sobre a formação continuada propiciada pela Rede Franciscana de Educação; c) refletir sobre os impactos da formação continuada oferecida pela Rede Franciscana de Educação na constituição dos docentes que nela atuam, tendo como referência as concepções dos professores; d) propor, com base nos achados do estudo, ações para aprimorar a formação continuada ofertada pela rede. O teórico José António Merino (1999, 2000, 2007) consistiu no autor principal, no qual ancorou-se a pesquisa e o fundamento dos princípios franciscanos. Como autores secundários o estudo fundamentou-se, principalmente, em Nóvoa (2007), Saviani (2009), Zavalloni (1999) e Bernardi (2003), sobre formação continuada e pedagogia franciscana. Os autores terciários foram aqueles mapeados por ocasião da construção do estado do conhecimento. O percurso metodológico é de abordagem qualitativa, com a técnica de estudo de caso. A análise dos dados deu-se de acordo com Bardin (2016), e a análise epistêmica interpretativa dos dados foi realizada com base na Hermenêutica Franciscana, segundo Merino (1999). Os resultados do estudo destacam: a) o significado e a importância da formação continuada na qualificação dos docentes da Educação Básica; b) que a vivência cotidiana dos princípios franciscanos estabelece o estilo de vida próprio; c) que, na visão franciscana, o ser humano é alguém incompleto, está sempre se construindo como pessoa profissional pela formação continuada; d) a constituição docente passa pela consciência de recuperar a identidade pessoal; e) a vivência dos princípios franciscanos favorece a construção da integralidade docente; f) a formação continuada é um caminho que pressupõe o encontro e o diálogo a partir do olhar sobre a prática docente; g) o silenciamento sobre o cenário da formação docente nacional e internacional; h) o clamor dos docentes para a formação das emoções e para as relações interpessoais; i) uma quase ausência 6 do registro de estudos que tratam da formação continuada de professores e princípios educacionais franciscanos. Dessa forma, confirma-se a tese proposta de que a formação continuada docente, alicerçada nos princípios franciscanos, colabora para a formação integral dos docentes para além da dimensão profissional. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Formação pessoal e profissional | pt_BR |
dc.subject | Princípios franciscanos | pt_BR |
dc.subject | Constituição docente | pt_BR |
dc.title | Princípios franciscanos na constituição docente:um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Jung, Hildegard Susana | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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