Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3932
Authors: Moro, Valderesa
Title: Princípios franciscanos na constituição docente:um estudo de caso
Keywords: Formação continuada;Formação pessoal e profissional;Princípios franciscanos;Constituição docente
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: Esta tese trata dos princípios franciscanos na constituição docente. O questionamento motivador deste estudo tem como problema de pesquisa: Quais são as concepções dos professores de Educação Básica da Rede Franciscana de Educação da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, Scalifra-ZN –, sobre as contribuições da formação continuada propiciada pela Rede na sua constituição docente? O tema insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas-RS. O objetivo geral propõe investigar as concepções dos professores de Educação Básica da Rede Franciscana de Educação – Scalifra- ZN – e as contribuições da formação continuada propiciada por esta rede na sua constituição docente. Como objetivos específicos são destacados: a) descrever reflexivamente os princípios educacionais franciscanos; b) analisar as concepções dos professores de Educação Básica sobre a formação continuada propiciada pela Rede Franciscana de Educação; c) refletir sobre os impactos da formação continuada oferecida pela Rede Franciscana de Educação na constituição dos docentes que nela atuam, tendo como referência as concepções dos professores; d) propor, com base nos achados do estudo, ações para aprimorar a formação continuada ofertada pela rede. O teórico José António Merino (1999, 2000, 2007) consistiu no autor principal, no qual ancorou-se a pesquisa e o fundamento dos princípios franciscanos. Como autores secundários o estudo fundamentou-se, principalmente, em Nóvoa (2007), Saviani (2009), Zavalloni (1999) e Bernardi (2003), sobre formação continuada e pedagogia franciscana. Os autores terciários foram aqueles mapeados por ocasião da construção do estado do conhecimento. O percurso metodológico é de abordagem qualitativa, com a técnica de estudo de caso. A análise dos dados deu-se de acordo com Bardin (2016), e a análise epistêmica interpretativa dos dados foi realizada com base na Hermenêutica Franciscana, segundo Merino (1999). Os resultados do estudo destacam: a) o significado e a importância da formação continuada na qualificação dos docentes da Educação Básica; b) que a vivência cotidiana dos princípios franciscanos estabelece o estilo de vida próprio; c) que, na visão franciscana, o ser humano é alguém incompleto, está sempre se construindo como pessoa profissional pela formação continuada; d) a constituição docente passa pela consciência de recuperar a identidade pessoal; e) a vivência dos princípios franciscanos favorece a construção da integralidade docente; f) a formação continuada é um caminho que pressupõe o encontro e o diálogo a partir do olhar sobre a prática docente; g) o silenciamento sobre o cenário da formação docente nacional e internacional; h) o clamor dos docentes para a formação das emoções e para as relações interpessoais; i) uma quase ausência 6 do registro de estudos que tratam da formação continuada de professores e princípios educacionais franciscanos. Dessa forma, confirma-se a tese proposta de que a formação continuada docente, alicerçada nos princípios franciscanos, colabora para a formação integral dos docentes para além da dimensão profissional.
metadata.dc.contributor.advisor: Jung, Hildegard Susana
Appears in Collections:Tese (PPGE)

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TESE REVISADA VALDERESA - CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA 27.06.24.pdf4,67 MBAdobe PDFView/Open


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