Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3935
Autor(es): Pozzebom, Cristiane
Título: A modelagem de processos na gestão de cursos a distância: estratégias acadêmicas sustentáveis
Palavras-chave: Educação;Gestão acadêmica;Modelagem de processos;Cursos de graduação a distância;Ensino Superior
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Citação: POZZEBOM, C. A modelagem de processos na gestão de cursos a distância: estratégias acadêmicas sustentáveis. 2024. 112 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/3935. Acesso em: 08 jul. 2024.
Resumo: As instituições de ensino superior (IES) vêm sendo desafiadas a melhorar o seu desempenho acadêmico e de gestão, para enfrentamento da crise econômica, da competitividade do mercado educacional privado e da mudança de perfil dos estudantes. Neste processo de mudança, as instituições adotam planos e ações para otimizar custos e recursos e se alinhar às demandas do mercado com vistas à qualidade dos serviços oferecidos. Entre estas estratégias, ganha destaque a modelagem de processos (objeto de nosso estudo) enquanto opção viável para a sustentabilidade na implantação de cursos de graduação a distância nas IES. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de aplicação da modelagem de processos acadêmicos na criação e implantação de cursos de graduação a distância, com foco na sustentabilidade e na qualidade destes cursos e da própria Instituição de Ensino Superior. Apresenta o problema de pesquisa compreender como a modelagem de processos, na criação e implantação de cursos de graduação a distância, contribui para a sustentabilidade de uma instituição de ensino superior em relação à otimização de tempos e recursos, bem como à qualidade na oferta destes cursos?”. Fundamentam o estudo os pressupostos teóricos de autores como: Delbanco (2022), Levine e Pelt (2021) e Carvalho (2021). A Metodologia caracteriza-se por um estudo qualitativo, classificado como Estudo de Caso (YIN, 2015). Insere-se na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. O contexto do estudo é uma Instituição de Ensino Superior (IES), comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os instrumentos para a coleta de dados se dividem em pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Resultados indicam a importância de ampliar as discussões sobre o papel da gestão universitária para a ressignificação e otimização de suas atividades por meio de metodologias e estratégias que permitam um olhar sistêmico e sustentável sobre os processos acadêmicos desenvolvidos nestas instituições. Neste ensejo, a modelagem de processos assume um papel fundamental.
Orientador(es): Fossatti, Paulo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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