Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3941
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dc.contributor.authorFlério, Ângela Maria Dias-
dc.date.accessioned2024-07-23T18:29:39Z-
dc.date.available2024-07-23T18:29:39Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3941-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/Unilasalle) foi estruturada com o propósito central de compreender a (des)articulação da Rede de Proteção Social em Canoas, RS, bem como os percursos e percalços enfrentados pelas escolas em suas práticas educativas diante de contextos de vulnerabilidade. A investigação se deu a partir do seguinte problema de pesquisa, correlato ao objetivo geral já referido: Como se (des)articula a Rede de Proteção Social em Canoas, RS, e quais são os percursos e percalços enfrentados pelas escolas em suas práticas educativas escolares em contextos de vulnerabilização social? Nesse sentido, foi proposto: mapear a Rede de Proteção Social em Canoas, RS, suas políticas, estratégias, equipamentos e práticas; inventariar as potencialidades da Rede de Proteção Social em Canoas, RS, com escolas da rede municipal; problematizar diferentes saberes e concepções de docentes e gestores de escolas municipais sobre a relação das escolas com a Rede de Proteção Social; discutir percursos e percalços enfrentados pelos atores educativos nas práticas cotidianas de cuidado e proteção; e construir saberes que fomentem a real articulação entre escola e Rede de Proteção Social, com vistas à garantia efetiva dos direitos de crianças e adolescentes. A investigação teve natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo e operou por meio da articulação entre pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores de duas escolas da rede municipal de Canoas, RS, localizadas no quadrante noroeste. A produção do material para as análises deu-se simultaneamente à construção de um marco teórico de referência na interface Educação e Assistência, que incluiu uma pesquisa cuidadosa sobre o tema no banco de teses e dissertações da CAPES, considerando especialmente os últimos cinco anos, restrita ao campo da Educação, na perspectiva de demonstrar (ou não) a carência de abordagem sobre o assunto na área propriamente dita. A análise do material foi realizada a partir de perspectiva hermenêutica tomada como referência epistemológica, utilizando-se a técnica da análise textual discursiva (ATD) para exploração do material. Os resultados alcançados entre os quais podemos citar: a percepção de uma cultura do encaminamento, uma espécie de tendencia a achar que ao fazermos o relato de situações percebidas com alunos em sala de aula , podemos nos afastar das discussões pois outros se tornam responsáveis ; por outro lado o inverso se verifica, se o professor deseja acompanhar os movimentos , faltam retornos por parte da gestão e orgaos envolvidos; também verificou- ́se a queixa da falta de periodiciade nos encontros da Rede , ausência de representantes dos equipamentos nestas reuniões, dificultando a discussão e troca de informações e prejudicando movimentações importantes. Contatos feitos com órgãos gestores dão conta de uma disposição em reverter este quadro de deficiências e perceptível valorização do papel da escola como parceiro na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Estas e outras contribuições,pressupõe a qualificação de saberes e dispositivos, a fim de favorecer a articulação das políticas de Educação e Assistência no município.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectRede de proteção socialpt_BR
dc.subjectCanoas-RSpt_BR
dc.titlePráticas educativas escolares em contextos de vulnerabilização: percursos e percalços com a rede de proteção socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbon-
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