Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3982
Autor(es): Henz, Sabrina
Título: Da invisibilidade ao multicolorido: memórias de marcas identárias da EMEF Professor Guilherme Sommer - Teutônia/RS
Palavras-chave: Memória;Identidade;Espaços de memória
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: HENZ, S. Da invisibilidade ao multicolorido: memórias de marcas identárias da EMEF Professor Guilherme Sommer - Teutônia/RS. 2022. 123 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3982. Acesso em: 25 set. 2024.
Resumo: Esta pesquisa investiga as marcas identitárias emergentes das memórias de representantes da comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Guilherme Sommer, de Teutônia – RS. Busca também materializar as descobertas e percepções desses sujeitos através da realização de uma instalação artística aberta à comunidade local e regional e, com isso, apresentar uma imagem mais positiva do educandário a toda população. Trata-se de um estudo de campo de caráter qualitativo e apoiado numa abordagem metodológica histórico-cultural, inserido nas linhas de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais e Memória, Cultura e Gestão. Como metodologia, fez-se uso da análise documental e da coleta de depoimentos escritos e orais dos sujeitos que fizeram e fazem parte da história da referida escola. A memória constitui a identidade do grupo, como indicam muitos dos autores basilares deste estudo. A base teórica é alicerçada em Halbwachs (1990) e Assmann (2011) no que compete à memória; em Candau (2019) e Pollak (1989; 1992) no que se refere à relação entre memória e identidade; em Oliveira (2008) e Medeiros e Bastos Júnior (2015) em relação à memória e identidade institucional; em Freire (1996; 2001), Larossa (2018) e Masschelein e Simons (2021) no que tange à escola e à educação; e em Carvalho (2005), Nardin (2004) e Silva (2012) no que diz respeito à instalação artística. A análise dos documentos e depoimentos evidenciaram as marcas constituintes da identidade da instituição: a precariedade dos primeiros tempos; a carência do público atendido; a estigmatização da vila; o esforço coletivo e o trabalho em equipe; as cores da diversidade e do respeito; a transformação, a acolhida e o pertencimento; o constructo de família; a ponte como elo entre escola e família; para citar algumas. Essas marcas identitárias elucidadas no estudo apresentam a percepção dos membros internos, resultando na organização e realização da instalação artística no ambiente escolar. Apenas a longo prazo será possível avaliar o impacto dessa ação na imagem externa da instituição, mas se percebe que a interação com a obra causou um movimento reflexivo interno acerca de aspectos da identidade da escola e da importância da preservação das memórias como conservação da história da instituição a partir do seu patrimônio imaterial, gênese identitária e mecanismo de coesão dos grupos que a compõem.
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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