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http://hdl.handle.net/11690/3986
Autor(es): | Kaefer, Lairton Ariel Fossatti, Paulo Vilanova, Heriton de Souza |
Título: | Como implementar o princípio democrático da gestão escolar [capítulo de livro] |
Palavras-chave: | Gestão Escolar;Gestão Democrática;Educação Básica |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Atena |
Citação: | KAEFER, Lairton Ariel; FOSSATTI, Paulo; VILANOVA, Heriton de Souza. Como implementar o princípio democrático da gestão escolar. In: PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo Purificação; CATARINO, Elisângela Maura; BIGARELLA, Nadia. Educação em transformação: desafios emergentes 5. Ponta Grossa - PR: Atena, 2024. p. 98-115. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/como-implementar-o-principio-democratico-da-gestao-escolar. Acesso em: 17 jul. 2024. |
Resumo: | O artigo aborda a temática da gestão democrática na escola pública brasileira. Ela já é garantida nos aspectos legais e na literatura. Contudo, ainda vive-se um abismo entre os discursos e dispositivos legais e as efetivas práticas de gestão democrática de forma participativa envolvendo a comunidade escolar. Este escrito tem por objetivo refletir criticamente sobre as possibilidades para a efetivação do princípio da gestão democrática em escolas públicas, de educação básica brasileira. A metodologia considera a pesquisa qualitativa revisando documentos e literatura pertinente para a consolidação do arcabouço teórico reflexivo. E por se falar em fundamentação teórica, além dos documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil, se vale do pensamento de Lüc, Libâneo e Paro, dentre outros pensadores. Os resultados evidenciam uma gestão escolar que amplia e ultrapassa os limites da administração escolar; o amparo legal e teórico dá segurança administrativa e legal, contudo, as práticas de gestão escolar democrática ainda não estão consolidadas apresentando-se frágeis pela ínfima participação efetiva da comunidade escolar. Conclui-se por uma formação que consolide a gestão democrática participativa com a presença ativa de todos os atores educacionais |
Aparece nas coleções: | Capítulo de Livro (PPGE) |
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