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http://hdl.handle.net/11690/3999
Autor(es): | Rosa, Jessi Pereira da |
Título: | Contribuições da memória social e institucional para a atuação de professores de Educação Infantil junto a alunos com características de autismo |
Palavras-chave: | Memória social;Autismo;Professores;Educação Infantil |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | Esta dissertação é um estudo sobre as contribuições da memória social e institucional para a atuação de professores da Educação Infantil junto a alunos com características de autismo, nomeadamente no Centro de Educação Infantil Eva Cabreira Gomes, escola da Rede Municipal localizada em Balneário Gaivota/SC. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um recurso de apoio para professores da Educação Infantil e a comunidade escolar em prol de uma educação mais inclusiva e um ambiente facilitador para o aprendizado de crianças com características de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para sua realização, a abordagem metodológica qualitativa embasou o estudo de caso de caráter descritivo. Para a coleta de dados, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com pessoas da comunidade escolar vinculadas ao Centro de Educação Infantil Eva Cabreira Gomes. As entrevistas foram registradas em gravação de áudio e, posteriormente, transcritas integralmente, analisadas segundo a Análise de Conteúdo, que gerou três categorias. A primeira refere-se às dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar na atuação com crianças com TEA, evidenciando a aceitação e/ou resistência da família sobre o diagnóstico, a insegurança dos profissionais para a atuação junto a essas crianças, os desafios da inclusão desses alunos em escolas regulares e as próprias características do transtorno como as principais dificuldades observadas. A segunda apresenta a preparação dos profissionais para atuação com crianças com TEA, indicando a precariedade da preparação dos agentes educativos e uma possível falta de recursos disponibilizados para a especialização dos profissionais, o que leva à necessidade da busca por conhecimento de forma individual. A terceira estuda o suporte recebido pela escola e suporte oferecido aos responsáveis das crianças com TEA, apontando que ainda há um longo caminho até que haja recursos suficientes para uma atuação efetiva, mesmo que os docentes pratiquem a "autoformação". Por outro lado, há evidências que o suporte oferecido aos responsáveis das crianças com TEA tem apresentado melhoras. Diante desses resultados, como Produto Final do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, desenvolveu-se o Site +Educação Inclusiva para a comunidade escolar, demais profissionais que atuam com crianças com TEA e a comunidade em geral, com o objetivo de proporcionar uma educação mais inclusiva e de qualidade para crianças com comportamentos característicos do TEA |
Orientador(es): | Borges, Maria de Lourdes |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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