Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4021
Authors: | Rufatto, Melissa |
Title: | O programa de alimentação escolar e o papel do nutricionista: uma revisão narrativa de literatura |
Keywords: | PNAE e nutrição;Alimentação saudável |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | O Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE) se atenta em virtude da acessibilidade de uma alimentação saudável, contribuindo para o crescimento, o rendimento escolar e hábitos alimentares equilibrados cedendo auxílio para um desenvolvimento integral dos estudantes da rede de escolas públicas de ensino.se enquadra como uma das políticas públicas mais amplas que estão relacionadas à segurança alimentar e nutricional do Brasil. O PNAE se enquadra como uma das políticas públicas mais amplas que estão relacionadas à segurança alimentar e nutricional do Brasil. Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à importância do papel de um nutricionista nos princípios do PNAE, trazendo em evidência as atribuições e desafios presentes na gestão e funcionamento do programa. O objetivo da pesquisa é selecionar artigos acadêmicos que ressaltem a responsabilidade técnica do nutricionista em funções como: planejamento de cardápios adequados às necessidades nutricionais dos alunos, conforme a legislação vigente. Ressalta também o propósito de uma alimentação sustentável e a valorização da agricultura familiar. Conclui-se que o nutricionista desempenha um papel estratégico no funcionamento do PNAE, sendo essencial sua participação para garantir a qualidade nutricional das refeições e para o cumprimento dos objetivos educacionais do programa. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Amaro, Francisco Stefani |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UNILASALLE TCC MELISSA - FINAL - MELISSA RUFATTO.pdf | 906,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.