Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mineiro, Caroline Severo | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T20:51:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26T20:51:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4030 | - |
dc.description.abstract | Os filmes do universo Marvel, Pantera Negra (2018) e Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022) podem desempenhar um papel importante na análise de conceitos de Relações Internacionais (RI), servindo como uma ferramenta educativa interessante. Ao explorar temas complexos e divergentes, essas produções têm o potencial de fomentar o pensamento crítico entre estudantes de RI, estimulando discussões e reflexões sobre questões contemporâneas. Diante desse contexto, o presente relatório da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo relatar a experiência da elaboração de uma sequência didática para compreensão de definições básicas de RI promovendo a análise crítica, a partir dessa contextualização baseados nas obras Pantera Negra. A metodologia segue os preceitos da sequência didática (SD) proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e inclui atividades organizadas em três módulos, abordando a concepção de Estado, segundo Max Weber (1982), as organizações internacionais com foco na atuação da ONU, e a teoria dos níveis de poder conforme Joseph Nye (2004). Conclui-se que essa proposta de sequência didática representa uma oportunidade de análise e aprofundamento dos fundamentos de Relações Internacionais. Ademais, oferecem um ponto de partida para outras abordagens que incorporam elementos da cultura popular, contribuindo para um aprendizado mais abrangente, dinâmico e significativo. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Educação Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Pantera Negra | pt_BR |
dc.subject | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.subject | Filmes | pt_BR |
dc.title | TERI: uma proposta de sequência didática para compreensão dos conceitos introdutórios de Relações Internacionais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisor | Prestes, Vanessa Amaral | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Graduação (Relações Internacionais) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caroline.pdf | 16,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.