Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4030
Authors: | Mineiro, Caroline Severo |
Title: | TERI: uma proposta de sequência didática para compreensão dos conceitos introdutórios de Relações Internacionais |
Keywords: | Cultura Popular;Educação Interdisciplinar;Pantera Negra;Relações Internacionais;Filmes |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | Os filmes do universo Marvel, Pantera Negra (2018) e Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022) podem desempenhar um papel importante na análise de conceitos de Relações Internacionais (RI), servindo como uma ferramenta educativa interessante. Ao explorar temas complexos e divergentes, essas produções têm o potencial de fomentar o pensamento crítico entre estudantes de RI, estimulando discussões e reflexões sobre questões contemporâneas. Diante desse contexto, o presente relatório da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo relatar a experiência da elaboração de uma sequência didática para compreensão de definições básicas de RI promovendo a análise crítica, a partir dessa contextualização baseados nas obras Pantera Negra. A metodologia segue os preceitos da sequência didática (SD) proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e inclui atividades organizadas em três módulos, abordando a concepção de Estado, segundo Max Weber (1982), as organizações internacionais com foco na atuação da ONU, e a teoria dos níveis de poder conforme Joseph Nye (2004). Conclui-se que essa proposta de sequência didática representa uma oportunidade de análise e aprofundamento dos fundamentos de Relações Internacionais. Ademais, oferecem um ponto de partida para outras abordagens que incorporam elementos da cultura popular, contribuindo para um aprendizado mais abrangente, dinâmico e significativo. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Prestes, Vanessa Amaral |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Graduação (Relações Internacionais) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caroline.pdf | 16,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.