Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4045
Authors: Roza, Nicole
Title: Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior Privado: Relato de experiência do fazer psicológico nos transtornos do neurodesenvolvimento
Keywords: Psicologia escolar;Serviços de saúde para estudantes;Educação superior
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: Com a crescente demanda por práticas inclusivas no ensino superior, é importante compreender o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no apoio aos estudantes de inclusão. Assim, este artigo apresenta um relato de experiência em psicologia escolar, realizado por uma estagiária de psicologia no décimo semestre, acerca do AEE no ambiente universitário privado, com ênfase no apoio a estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento. O propósito é apresentar as estratégias empregadas nos atendimentos destes alunos de uma instituição privada de ensino superior, ressaltando os obstáculos encontrados e as intervenções postas em prática neste processo por uma estagiária profissional curricular em Psicologia. Com base na experiência prática do acompanhamento desses estudantes, discutem-se os processos psicopedagógicos, físicos e/ou comportamentais que interseccionam a inclusão, além das propostas elaboradas para incentivar uma participação acadêmica eficaz. O documento sinaliza a relevância dos atendimentos para assegurar o êxito acadêmico desses alunos, além de sugerir reflexões e sugestões que possam auxiliar na melhoria das políticas de inclusão no ensino superior. A pesquisa indica que, mesmo com os progressos, ainda é preciso maior conscientização e ajuste por parte das instituições e dos professores para que a inclusão seja eficaz e acessível para todos.
metadata.dc.contributor.advisor: Feijó, Luan Paris
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Nicole Roza - NICOLE ROZA.pdf226,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.