Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4057
Authors: | Mahl, Letícia Longaray |
Title: | Escrita expressiva e saúde mental: impactos no alívio do sofrimento psíquico |
Keywords: | Escrita Expressiva;Saúde Mental;Psicoterapia;Trauma |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | O presente artigo investiga as evidências sobre o uso da escrita expressiva como técnica psicoterapêutica no contexto da saúde mental, com foco em casos de trauma, luto e estresse, além de populações específicas, como profissionais de saúde e minorias sexuais. Realizou-se uma revisão da literatura científica, incluindo estudos sobre os impactos da escrita expressiva em diferentes grupos, com artigos coletados nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, PsycINFO/APA e ScienceDirect. Foram selecionados estudos publicados entre 2020 e 2024, que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram analisados qualitativamente e organizados narrativamente. A escrita expressiva facilita o processamento emocional e o alívio psicológico, transformando pensamentos e sentimentos complexos em narrativas coerentes. Estudos apontam que essa prática pode reduzir sintomas de depressão, ansiedade e Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), além de fortalecer o sistema imunológico. Contudo, a eficácia varia de acordo com o perfil do indivíduo e o contexto, sendo limitada em cenários de estresse contínuo, como durante a pandemia de COVID-19. Dada a escassez de estudos brasileiros sobre o tema, recomenda-se que futuras pesquisas considerem o contexto cultural e linguístico nacional. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paradiso, Ângela Carina |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Letícia Mahl - versão final - LETÍCIA LONGARAY MAHL.pdf | 206,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.