Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4080
Autor(es): Viana, Francisco Gomes
Título: O desenvolvimento de competências socioemocionais na formação inicial docente: olhares discentes
Palavras-chave: Competências socioemocionais;Formação inicial docente;Pedagogia
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A ação docente requer o domínio de um conjunto de conhecimentos teórico-metodológicos, cujos pressupostos são abordados no decorrer do itinerário formativo do futuro professor. Articulado a tais conhecimentos, é essencial também que, nesse itinerário formativo, sejam contemplados aspectos atinentes à formação pessoal do professor, considerando-se que a constituição docente pressupõe a relação entre as dimensões pessoal e profissional. Além disso, com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que normatiza o currículo escolar por competências, enfatiza a relevância do desenvolvimento de competências socioemocionais, dentre outras, ao longo da Educação Básica. Nesse sentido, é imprescindível que na formação inicial do futuro professor, ele próprio possa desenvolver tais competências. Diante do exposto, a pesquisa do tipo Estudo de Caso, insere-se na Linha de Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle, por meio do seu Mestrado Interinstitucional (Minter) com Manaus. Tem como problema de investigação: Quais são os entendimentos dos estudantes que cursam as disciplinas de Didática na Contemporaneidade e Estágio Supervisionado, ofertadas na modalidade presencial, no segundo semestre de 2023, pelo Curso de Pedagogia da Universidade La Salle, sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais no decorrer da formação inicial do futuro professor? Com isso, nosso objetivo geral foi problematizar os entendimentos dos estudantes que cursam as disciplinas de Didática na Contemporaneidade e Estágio Supervisionado, ofertadas na modalidade presencial, no segundo semestre de 2023, pelo Curso de Pedagogia da Universidade La Salle, sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais no decorrer da formação inicial do futuro professor. A unidade de análise foi o Curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade La Salle (Canoas/RS), sendo os participantes do estudo os graduandos que cursaram as disciplinas de Didática na Contemporaneidade e Estágio Supervisionado, ofertadas na modalidade presencial. Os instrumentos para a coleta de dados são a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e um questionário, disponibilizado por meio da ferramenta Google forms. Os dados coletados foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Na análise documental do Plano Pedagógico de Curso (PPC), identificamos a presença das competências a serem desenvolvidas no itinerário formativo (entre as quais destacamos: colaboração, respeito, empatia, inovação, comunicação e trabalho em equipe). No tratamento do questionário através do qual colhemos os olhares dos discentes acerca do tema Competências: Definições de competências, exemplos de Competências, importância das competências para a prática docente e sua avaliação sobre o itinerário formativo do Curso de Pedagogia no desenvolvimento das competências. Após tratamento das respostas, foi possível auferir a familiaridade que os discentes possuem com este tema e como veem sua abordagem em sala de aula. Também trouxemos autores como Perrenoud (1999), Mayer e Salovey (1998) e Zabala e Arnau (2010), para dialogar com as definições apresentadas pelos discentes. Embora o referencial teórico aponte para a polissemia do termo, um conceito emergiu de maneira predominante entre os discentes pesquisados: Competência socioemocional é a capacidade de lidar com as suas emoções e a dos outros, sabendo se relacionar com as pessoas a sua volta. Em vista desta polissemia, as possibilidades de abordagem são praticamente inesgotáveis, oferecendo uma ampla gama de estudos e novas pesquisas na área.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FRANCISCO GOMES VIANA.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.