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http://hdl.handle.net/11690/4091
Autor(es): | Castro, Carmen Maria Farias de |
Título: | Programa de residência pedagógica: contributos para a formação inicial do futuro professor de língua portuguesa |
Palavras-chave: | Programa de Residência Pedagógica;Formação de Professores;Língua Portuguesa;Ensino Superior |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | O presente trabalho que tem como tema o Programa de Residência Pedagógica e seus contributos para a formação inicial do professor de Língua Portuguesa aborda o Programa de Residência Pedagógica (PRP) implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de fomentar projetos nos Cursos de Licenciatura para colocar os residentes em contato com a escola e reduzir a dicotomia teoria e prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, está vinculada ao Mestrado em Educação da Universidade La Salle e à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, tratando-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública localizada em Manaus, com um grupo de ex- residentes do curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e sua preceptora. Tem como objetivo geral investigar os contributos do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial do futuro professor de Língua Portuguesa, a partir do entendimento de residentes que participaram do Subprojeto numa escola pública de Manaus. Os dados foram coletados por meio de questionários com os residentes participantes, da análise do diário de campo da preceptora e demais documentos relativos ao PRP. O referencial teórico considerou a legislação relativa à formação de professores e ao PRP, bem como pesquisas recentes referentes ao tema e autores que tratam da formação de professores. Por fim, os dados foram analisados a partir do método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que a imersão na escola possibilitou a integração entre universidade e a escola-campo, viabilizando a articulação da teoria e da prática na realidade da escolar, proporcionando aos ex-residentes o processo de formação docente e o desenvolvimento da práxis pelos participantes, além de contribuir com a prática docente da preceptora. Além disso, a pesquisa identificou elementos relevantes que podem contribuir para uma perspectiva inovadora de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa com a gramática contextualizada, as metodologias ativas e a interação dialógica na sala de aula. |
Orientador(es): | Meinhardt, Moana |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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DISSERTAÇÃO CARMEN MARIA FARIAS DE CASTRO.pdf | 754,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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