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http://hdl.handle.net/11690/4105
Autor(es): | Cândido, Ênio Leonardo Rocha |
Título: | A cultura da paz e as memórias acerca do itinerário formativo dos profissionais em educação da EEB Engº Sebastião Toledo dos Santos, de Criciúma – SC |
Palavras-chave: | Cultura da paz;Memória;Formação continuada |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | A formação continuada dos profissionais em educação moveu essa pesquisa, no intuito de identificar se existe um itinerário para esta formação na Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos (Colegião), de Criciúma, Santa Catarina, bem como se a cultura da paz está integrada ao mesmo. A pesquisa foi realizada com profissionais em educação da escola por meio de formulário individual, sem identificação explícita. A abordagem teórica parte de concepções relacionada à cultura da paz, considerando o que a Organização das Nações Unidas expressa sobre a mesma, culminando em uma definição abrangente da paz, bem como um elenco de procedimentos que pode levar a humanidade a vivê-la, expresso na Carta da Terra. Leonardo Boff, com suas produções, oferece elementos que convocam a humanidade a assumir uma nova ética fundada no cuidado para com todos os seres, com o meio ambiente, com a justiça social, inserindo tudo em uma atmosfera marcada pela espiritualidade, em vista do que chama de amorização. A cultura da paz não pode ser refletida sem contemplar o legado de Gandhii e a não violência, bem como uma perspectiva atual apresentada por Rosenberg e a Comunicação não-violenta. Ao abordar a memória como campo de estudo, que se constitui como um dos fundamentos deste trabalho, os referenciais teóricos foram Maurice Halbwachs, Joel Candau e Michel Pollak, com evidência em suas abordagens no que conceituam como memória coletiva e a relação da mesma com a identidade. A formação continuada está fundamentada nos aspectos legais e nos autores José Carlos Libâneo, com o entendimento de que a formação continuada é vista como uma extensão e aprofundamento da formação inicial e envolve a atualização e o aperfeiçoamento profissional. Francisco Imbernón e a defesa de que a formação não deve ser algo isolado ou desconectado da prática pedagógica, mas sim um processo contínuo e integrado ao cotidiano docente. Vera Maria Candau reflete a ideia de que a formação continuada não é acumulação de cursos, palestras e similares, mas um qualificativo abrangente. Quando é possibilitado aos profissionais em educação a indicação de abordagens para um itinerário formativo, um vasto campo de conteúdos emerge. No entanto, para que a cultura da paz se torne uma realidade, são necessárias iniciação e encorajamento daqueles com responsabilidade institucional. Um itinerário formativo para os profissionais em educação contemplando a Cultura da Paz é possível, viável e potencialmente transformador. Um blog é apresentado como um produto que pode auxiliar no estabelecimento de referenciais para a formação abordando a cultura da paz e pode ser um instrumento viável e eficaz |
Orientador(es): | Ohlweiler, Leonel Pires |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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